Pesquisa sobre fertilidade masculina recruta voluntários

14 de agosto de 2013

Pesquisadores do Laboratório de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) estão recrutando 600 voluntários para participar de estudo científico cujo objetivo é avaliar a fertilidade de homens jovens em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Serão necessários 300 pares de pais e filhos, que devem ter, respectivamente, até 60 anos e de 18 a 23 anos. Interessados devem entrar em contato com a doutoranda em Biologia Celular Marcela Procópio pelos telefones (31) 3409-2780 e 8554-1147.

Os voluntários serão encaminhados para consulta no Hospital das Clínicas da UFMG, onde será coletado material para realização de exames de sangue, urina e sêmen. Todos receberão os resultados do espermograma e o da pesquisa. O processo de recrutamento será realizado ao longo dos próximos três anos.

Com origem na Universidade de Copenhague (Dinamarca), o projeto está sendo realizado em diversos países. Os resultados dessas pesquisas mostram que está ocorrendo significativa redução da qualidade do sêmen dos homens jovens em diversos países, entre os quais Dinamarca, Noruega, Finlândia, Alemanha, França, Espanha e Nova Zelândia.

Com base na mesma metodologia, o grupo coordenado pelo pesquisador Luiz Renato de França pretende investigar o possível declínio da qualidade do sêmen de homens jovens brasileiros, começando pela Região Metropolitana de BH.

O grupo também pretende avaliar as causas dessa possível infertilidade, que pode estar associada à influência dos hábitos da vida moderna, da alimentação e da poluição, responsável por um processo de desordem endócrina.

(Com Assessoria de Imprensa da UFMG)