Pesquisadores da Medicina recebem prêmio internacional


16 de novembro de 2012


Professora do Departamento do Aparelho Locomotor, Adriana Maria Kakehasi

Um projeto de investigação básica em artrite reumatoide desenvolvido por professores, graduandos e alunos da pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMG foi premiado durante a edição 2012 do Congresso Americano de Reumatologia, no último dia 13 de novembro, em Washington. O estudo contribui para a melhor compreensão do complexo processo inflamatório da doença.

O projeto recebeu o disputado prêmio da Liga Panamericana de Asociaciones de Reumatología, o Panlar, ao qual concorreram pesquisadores em todas as Américas. A professora do Departamento do Aparelho Locomotor, Adriana Maria Kakehasi, explica que a premiação foi destinada a duas categorias: área básica e clínica.

“Ganhamos o da área básica. Será uma quantia em dinheiro para conduzirmos a pesquisa. Nosso projeto pretende continuar o estudo das vias de sinalização intracelular em fibroblastos da membrana sinovial de pacientes com artrite reumatoide”, conta. A doença, que acomete cerca de 1% da população, pode evoluir e causar deformidades articulares e perda da capacidade funcional.

Para a professora, o estudo coloca a Faculdade de Medicina da UFMG em consonância com linhas de pesquisa em reumatologia que estão em desenvolvimentos nos maiores centros acadêmicos do mundo.

O projeto de pesquisa será desenvolvido pela equipe da qual a professora Adriana é integrante com a colaboração dos professores Marcus Vinicius Melo de Andrade e José Renan da Cunha Melo, além de estudantes de pós-graduação e graduação. A pesquisa é realizada no Laboratório Professor Lineu Freire, que fica no segundo andar da Faculdade.