Pesquisadores do Brasil, EUA e África do Sul debatem sobre cardiopatia negligenciada que afeta 15 mil brasileiros
29 de agosto de 2022
Na próxima terça-feira, 30 de agosto, pesquisadores e pacientes com cardiopatia reumática estarão reunidos em evento internacional na Faculdade de Medicina da UFMG. Nomeado Listen to my Heart, a ação é promovida pela UFMG e contará, ainda, com representantes do Children’s National Hospital (Washington, EUA) e da Edwards Lifesciences Foundation da África do Sul, EUA e Brasil.
A cardiopatia reumática é a consequência cardíaca da febre reumática aguda. No Brasil, são 10 milhões de casos de infecção pela bactéria causadora da doença por ano, sendo que 300 mil evoluem para febre reumática e 15 mil para cardiopatia reumática. Estima-se, também, que cerca de 50% das cirurgias cardíacas complexas no país sejam para tratamento das consequências da cardiopatia reumática.
O evento visa destacar a gravidade da cardiopatia reumática no país, frequentemente associada à pobreza e às más condições de vida. “Essa cardiopatia causa morte e sequelas crônicas, muitas vezes incapacitantes, em crianças e adultos jovens, gerando elevado custo social e econômico”, informa a professora da Faculdade de Medicina, Maria do Carmo Pereira Nunes.
Esse será o primeiro encontro do tipo com a participação dos pacientes, que terão a oportunidade de expressar o impacto da doença em suas vidas. Os pacientes terão a oportunidade de ver corações com valva acometida, identificar a bactéria causadora da doença, auscultar os sopros no Laboratório de Simulação da Faculdade de Medicina da UFMG e esclarecer dúvidas.
O sofrimento decorrente da limitação imposta pela doença será ouvido pela Edwards Lifescience Foundation (EUA), que financia os estudos no combate à essa doença. “É uma oportunidade de verem com os próprios olhos o impacto da doença na vida dos pacientes e das famílias”, completa a professora.
Serviço – LISTEN TO MY HEART – UFMG
Data: 30/08
Horário: 13h30 às 17h00
Local: Sala 526 e Labsim da Faculdade de Medicina da UFMG
Voltado para pacientes, estudantes, médicos e empresários. Aberto para imprensa.
PROVAR
O Programa de Rastreamento da Valvopatia Reumática (PROVAR), foi criado em 2014 e é uma colaboração entre a UFMG e o Children’s National Health System, de Washington (EUA), no qual uma equipe de enfermeiros e técnicos realizaram ecocardiogramas simplificados em escolas de baixa renda nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Montes Claros. Os exames são enviados por telemedicina para o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG e interpretados por médicos especialistas no Brasil e também nos EUA.
A partir deste exame, determina-se se o paciente tem alterações sugestivas de cardiopatia reumática, sequela cardíaca (principalmente relacionada às válvulas do coração) resultante de infecções repetidas, sobretudo de garganta (amigdalites), pela bactéria streptococcus.
Faculdade de Medicina da UFMG, com informações do Hospital das Clínicas da UFMG