Pesquisadores elaboram cartilhas para pessoas com doenças crônicas e egressas da internação


31 de maio de 2021 - , ,


Imagem da cartilha.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem da UFMG desenvolveram cartilhas para promover o autocuidado e manejo da condição crônica de pessoas com insuficiência cardíaca, diabetes e doença pulmonar óbstrutiva crônica. Os materiais têm o objetivo de avaliar o efeito da coordenação e acompanhamento do cuidado por telemonitoramento e telemetria na qualidade da assistência prestada aos portadores de doenças crônicas e egressos de internação hospitalar usuários do SUS.

A coordenação é dos professores Deborah Carvalho Malta e Kênia Lara da Silva; da Escola de Enfermagem da UFMG; Alzira de Oliveira Jorge, da Faculdade de Medicina da UFMG; e Túlio Batista Franco, da Universidade Federal Fluminense. Eles fazem parte do go grupo de pesquisa do projeto “Impacto da coordenação e acompanhamento do cuidado por telemonitoramento na qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), egressos de internação hospitalar em Belo Horizonte, MG, Brasil: estudo clínico randomizado”, que é financiado pelo Ministério da saúde.

De acordo com os pesquisadores, o material será entregue aos participantes da pesquisa e será utilizado para ajudá-los com informações sobre a doença e ações de prevenção, bem como o manejo da saúde para evitar complicações e agravamento da doença.

“As cartilhas foram desenvolvidas para estimular a confiança e o desenvolvimento de habilidades pertinentes para o autocuidado. O engajamento do paciente no cuidado permite antecipar as respostas às suas necessidades e pode ajudar a pessoa a manter um estilo de vida autônomo a desenvolver confiança e, fazer escolhas, gerindo melhor sua saúde”

Também contribuíram nos materiais os professores Valéria Augusto, Rodrigo Fóscolo e Luiza Brant, da Faculdade de Medicina da UFMG; Liliane Mendes, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG; a médica endocrinologista coordenadora dos ambulatórios dos Hospitais Mario Pena e Luxemburgo, Maria Cristina Drummond; pós-graduandos e graduandos em Enfermagem e Medicina da UFMG.

As cartilhas podem ser acessadas nos links abaixo:
Autocuidado e Diabetes: descubra o “sabor” de uma vida saudável
Autocuidado na Insuficiência Cardíaca
Vivendo bem com DPOC: orientações para o autocuidado


(Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG)