Por que perdemos musculatura ao envelhecer?

Em pessoas saudáveis, a diminuição da massa magra tem início após os 30 anos, com perda de 1 a 2% ao ano. Na terceira idade, a sarcopenia é ainda mais frequente.


24 de janeiro de 2025 - , , , ,


A perda progressiva de massa e força muscular que acompanha o envelhecimento tem nome: sarcopenia. “É a perda progressiva de massa, força e função muscular, e manifesta-se principalmente em idosos. Essa condição afeta os músculos esqueléticos, as fibras musculares tipo 2, aquelas que conferem força e velocidade”. É como define o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde com Ciência, Luís Felipe Ravic.

O professor reforça a importância do diagnóstico precoce, afirmando que a sarcopenia está relacionada com perdas na qualidade de vida e na funcionalidade do indivíduo. Além disso, ela também acarreta maiores riscos para desfechos adversos de saúde e pode até mesmo levar a acidentes fatais.

“Quando a gente tem suspeita clínica, a gente pode usar um questionário chamado SARC-F, do inglês. S de strength, de força, então falta força muscular, por exemplo, para carregar um saco de arroz de 5 quilos. A de assistance of walking, que é dificuldade para caminhar de um cômodo ao outro da casa. R de rising from a chair, que é dificuldade para se levantar da cadeira. C de climb, que é a dificuldade para subir escadas e F de falls, que é o risco de quedas. Aí a gente tem uma pontuação para cada um desses itens, se a pessoa faz uma pontuação determinada, você infere que ela pode ter sarcopenia”.

Professor Luís Felipe Ravic

O professor cita ainda o cansaço, a perda de peso – sobretudo de massa magra –, a fragilidade muscular, a lentidão dos movimentos e o declínio nas atividades físicas como alguns dos principais sintomas da sarcopenia. A condição é causada, sobretudo, pelo envelhecimento. A perda de massa muscular acontece gradualmente, com intensidade maior nos músculos inferiores.

De acordo com o professor Luís Ravic, o sedentarismo também é um fator que pode acelerar o avanço da sarcopenia. Além da idade, ele cita comorbidades que podem favorecer o desaparecimento da massa magra, como o diabetes, a doença pulmonar obstrutiva crônica, a insuficiência cardíaca e o HIV.

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, iremos conversar sobre a sarcopenia. Explicaremos os motivos pelos quais perdemos massa e força muscular, discutiremos comorbidades e o diagnóstico da condição. Também vamos debater o papel das atividades físicas e da alimentação e nutrição no tratamento da sarcopenia.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.