Porta de entrada para a UFMG, Enem recebe inscrições até sábado, 21

Notas do Exame são utilizadas nos processos seletivos para ocupação de vagas na graduação.

17 de maio de 2022 - , ,

A inscrição é realizada no site do Inep/MEC
Inscrição é realizada no site do Inep/MEC. Imagem: Captura de tela

Termina no próximo sábado, 21, o período de inscrição para as versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. As notas do Enem são adotadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ingresso nos cursos de graduação da UFMG (incluindo parte do processo do Vestibular de Habilidades). As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Apenas no primeiro dia de inscrições (10 de maio), mais de 1 milhão de candidatos se inscreveram no exame. Na edição passada, cerca de quatro milhões de pessoas se candidataram. A inscrição é feita exclusivamente pelo site do Ministério da Educação, e a taxa de R$ 85 poderá ser paga, pela primeira vez, também por meio de Pix ou de cartão de crédito.

Os candidatos que solicitaram isenção da taxa devem fazer sua inscrição no mesmo prazo. O resultado já está disponível na Página do Participante. As solicitações para candidatos que necessitem de atendimento especializado também seguem dentro do prazo das inscrições, ou seja, até 21 de maio.
Podem se inscrever todos os estudantes que concluíram o ensino médio ou estão terminando essa etapa da educação básica. Os participantes que ainda estão cursando o ensino médio podem participar como treineiros. Nesse caso, os resultados no exame servem somente para autoavaliação.

Avaliação

As provas são aplicadas em dois dias, e os participantes respondem a 180 questões objetivas, em provas de quatro áreas de conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências humanas e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Os candidatos também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de texto dissertativo-argumentativo com base em uma situação-problema.

As notas do Enem também são utilizadas para preencher vagas abertas por outras instituições federais de ensino superior e por universidades privadas, neste caso por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). O resultado também é aceito em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Os participantes do exame podem pleitear, ainda, financiamento estudantil por meio do Fies.

Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai considerar o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Versão digital

Na edição 2022 Enem, serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros interessados que optarem pela versão digital das provas do Enem. O participante deverá comparecer ao local de prova determinado pelo Inep e não poderá usar computador particular para fazer a prova.

Centro de Comunicação da UFMG