Prefeitura e UFMG realizam censo com foco na população em situação de rua

Iniciativa foi apresentada para imprensa nesta terça-feira, 18 de outubro

18 de outubro de 2022 - , ,

Imagem: SMASAC/PBH.

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG, o Censo Pop Rua 2022 | BH + Inclusão nos dias 19, 20 e 21 de outubro. A pesquisa censitária tem como objetivo quantificar a população em situação de rua presente na cidade, que ainda não é contabilizada por outros censos (como o do IBGE), e qualificar o planejamento e as políticas públicas intersetoriais e interinstitucionais que atendem e acompanham as pessoas em situação ou com trajetória de vida nas ruas.

Mais de 300 pesquisadores percorrerão as nove regionais da cidade, das 10h às 00h, devidamente identificados por coletes verdes, para a realização da pesquisa quantitativa, que, a partir de um questionário estruturado, buscará identificar o perfil atual dessas pessoas. Esta será a primeira pesquisa do tipo que será georreferenciada e que contará com plataforma eletrônica para a coleta de dados. Entre as hipóteses colocadas para a pesquisa, estão o crescimento da população que usa as ruas como espaço de moradia e sobrevivência e, também, mudanças em relação ao perfil e aos hábitos dessa população. O tempo de permanência; maior número de famílias nas ruas; a faixa etária, o número de mulheres e pessoas LGBT estão entre os principais pontos a serem observados.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, explica que outro importante avanço trazido pela pesquisa atual é a realização de pesquisa qualitativa complementar. “Frente aos indícios de que a situação de emergência em saúde pública, ocasionada pela pandemia de Covid-19, tenha impactado a quantidade e o perfil das pessoas em situação de rua na cidade e, considerando a urgência da ampliação da perspectiva intersetorial das políticas públicas e sociais de atendimento e acompanhamento a esse público prioritário é extremamente necessário que a Prefeitura de Belo Horizonte realize o Censo Pop Rua 2022 | BH + Inclusão.”, detalha.

Três pesquisas censitárias foram realizadas anteriormente, nos anos de 1998, 2006 e 2013, com foco na população em situação de rua no âmbito do município. O Censo Pop Rua 2022 | BH + Inclusão inova ao tratar os dados a partir de uma perspectiva intersetorial, trazendo as diversas políticas públicas e sociais como Assistência Social, Saúde, Educação, Trabalho, Emprego, Renda, Habitação, Segurança Alimentar e Direitos Humanos para o centro das discussões, enfatizando o fomento à integralidade de proteção social.

Cada uma das pesquisas anteriores apontou uma mudança de perfil, demonstrando como o fenômeno da situação de rua é dinâmico e complexo. Nesta segunda vez que a Faculdade de Medicina da UFMG coordena a execução da pesquisa, o professor Frederico Garcia destaca o quanto é importante a aproximação da academia deste movimento de construção e aprimoramento das políticas públicas. “A ida a campo da comunidade universitária é transformadora. Ninguém sai desta pesquisa sem afinar sua sensibilidade às questões e singularidades das pessoas em situação de rua. É uma grande honra para o Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde da UFMG realizar o Censo”, ressalta.

Para a realização do Censo Pop Rua 2022 | BH + Inclusão, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, firmou uma parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG, via Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa – FUNDEP (vinculada à Universidade).  Também construíram e validaram a pesquisa parceiros técnicos e políticos como a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Movimento Nacional de População de Rua e a Associação de Luta por Moradia Para Todos. Além de participar da construção da estratégia de pesquisa, os parceiros farão o monitoramento e a análise do Censo Pop Rua 2022 | BH + Inclusão.

Todas as informações sobre o censo populacional estão disponíveis em pbh.gov.br/censopoprua

Com Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte.