Premiação de trabalhos é destaque de encerramento do Congresso de Fonoaudiologia
29 de maio de 2018
A programação do 3º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG teve encerramento na tarde desse sábado, 26 de maio, com apresentações musicais, sorteio de brindes e premiação dos melhores trabalhos apresentados de acordo com oito categorias.
Representando a comissão organizadora do evento, a professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Luciana Macedo, comentou que o evento foi interessante, principalmente, pela participação ativa de todos os congressistas vindos de seis estados diferentes. “Foram 16 trabalhos premiados dos 130 inscritos. Haverá um suplemento especial da Revista Médica de Minas Gerais com o resumo de todos os trabalhos apresentados. Acho q a cada ano o Congresso vai somando e pretendemos continuar o trabalho. Estamos finalizando com resultados muito positivos”, ressaltou.
Para a fonoaudióloga formada pela UFMG e atual pós-doutoranda do programa de Infectologia e Medicina Tropical da Instituição, Ludimila Labanca, o Congresso foi um evento de excelência. Também autora do trabalho premiado na área de Audiologia, chamado “A diabetes melitus tipo 1 causa distúrbios coclear e retrococlear?”, ela afirmou que não vê a hora de chegar o próximo Congresso, para participar novamente. “Esse estudo foi desenvolvido na França em parceria com a UFMG e trata-se de um estudo de área básica em que encontramos correlação entre problemas internos e na cóclea com o diabetes melitus tipo 1. Podemos comprovar isso por meio do modelo animal.”, explicou.
Outro trabalho premiado com excelência, mas na área temática de ensino, foi “Qual a importância do vocabulário na leitura no final do primeiro ano?”. Um dos autores, Pedro Saulo Rocha Martins, aluno do curso de Psicologia da UFMG, esclareceu que desenvolveram um trabalho longitudinal em busca de identificar os preditores da leitura. “o que é muito importante já que interfere na vida das crianças”. “Nosso trabalho está de acordo com alguma questões apresentadas na literatura como a bidirecionalidade na causalidade da literatura. Por outro lado, também mostra a importância do vocabulário receptivo, principalmente na leitura de palavras reais”, acrescentou.
A sessão de encerramento ainda contou com a apresentação dos alunos da Escola de Música Allegretto Educação Musical, além das alunas Luiza Duque e Maíra Mascarenhas.
Confira a galeria de fotos dos autores dos trabalhos premiados: