Presidente do Senado destaca desempenho da UFMG na avaliação do Inep

Em pronunciamento em plenário, Rodrigo Pacheco enalteceu atuação histórica da Universidade na difusão do conhecimento.

18 de maio de 2023 - ,

Rodrigo Pacheco:
Rodrigo Pacheco: UFMG é motivo de orgulho para o povo mineiro. Foto: Jonas Pereira | Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, homenageou a UFMG, nesta terça-feira, dia 16, por ter sido a universidade federal mais bem avaliada no Brasil no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021. O IGC é o indicador de qualidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que mede o desempenho das instituições de educação superior.

Em pronunciamento no plenário, Pacheco saudou a UFMG na pessoa da reitora Sandra Goulart Almeida, afirmou que a Universidade é motivo de orgulho para o povo mineiro e e que a educação é caminho para o avanço do país. O presidente disse ainda que a educação é uma dimensão prioritária para o Congresso.

“A UFMG tem contribuído para a difusão de conhecimento desde a sua fundação em 1927. Nesta oportunidade, gostaria de enaltecer o papel da universidade e da educação para o desenvolvimento do nosso país e para o avanço civilizatório de nossa nação. A educação é o caminho para o futuro do Brasil que queremos e que merecemos”, ressaltou.

A avaliação
Na última avaliação do Inep, divulgada em 28 de março, a UFMG manteve o IGC máximo, 5 (as faixas variam de 1 a 5), conceito que vem obtendo desde 2007, quando o índice foi criado. Além disso, vem evoluindo no índice contínuo. Na edição de 2021, a UFMG alcançou o valor contínuo de 4,368 no levantamento, o mais elevado entre todas as federais do país.

O IGC considera a média ponderada das notas do último triênio dos cursos de graduação e pós-graduação e é o principal dos indicadores utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para atestar a qualidade das instituições. O conceito abrange os cursos de graduação, mestrado e doutorado de instituições públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas, com ou sem fins lucrativos.

O Índice Geral de Cursos é referência para a definição de políticas públicas e para os processos de autoavaliação institucional. É também utilizado pelo MEC como requisito, critério seletivo ou de distinção em seus processos. O cálculo do IGC engloba a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio avaliado (2017-2018-2019), a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição – com base em dados da Capes – e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino (graduação e pós-graduação stricto sensu).

A UFMG também é avaliada com Conceito Institucional (CI) máximo, 5, nota recebida no processo de recredenciamento institucional pelo qual passou em 2017.

Centro de Comunicação da UFMG com Agência Senado