Professor Andy Petroianu é o novo membro da Academia Nacional de Medicina

Evento de posse aconteceu na última sexta-feira, juntamente com o lançamento do livro “Redação Científica e Didática”, escrito pelo professor


12 de dezembro de 2023


Foto: Arquivo Pessoal

O professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Andy Petroianu foi convidado para assumir como Membro Titular Correspondente de Minas Gerais na Academia Nacional de Medicina. O evento de posse aconteceu no Rio de Janeiro, na última sexta-feira, dia 08 de dezembro.

“Em novembro, eu recebi uma mensagem do presidente da Academia Nacional de Medicina, informando que ele havia levado meu nome para a Diretoria para que eu fizesse parte como único representante de Minas Gerais”, comenta o professor.

A Academia foi fundada em 30 de junho de 1829, e mudou de nome duas vezes, mas seu objetivo mantém-se o mesmo até os dias de hoje, contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina em todas as suas especialidades e ciências afins. Além disso, serve como órgão consultor do Governo sobre questões relacionadas à saúde e educação médica.

Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG

Durante o evento, o professor fez o lançamento de seu livro “Redação Científica e Didática”, que mostra de forma completa como redigir corretamente os diversos estilos científicos e didáticos, passando pelos títulos e subtítulos das obras, bem como seus múltiplos capítulos e tópicos.

O livro atenta detalhadamente para autoria científica e didáticas e sobre tópicos específicos de projetos, teses, artigos, capítulos de livros, aulas e apresentações em eventos médico-científicos.

“É um livro que traz conhecimento sobre de redação tanto científica quanto didática, em todas as áreas do conhecimento, não somente na medicina ou áreas universitárias, mas para quem desejar redigir dentro desses tópicos”, pontua.

Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG

Andy Petroianu

Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Andy Petroianu revela que sua motivação para pesquisar é a curiosidade pelo desconhecido, a sua satisfação em aceitar desafios e solucionar problemas. Essa sua característica rendeu-lhe mais de 550 artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de 26 livros publicados sobre diversos temas e três patentes concedidas.

Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Andy também faz parte das associações médicas Brasileira e de Minas Gerais, da Academia Mineira de Medicina e membro Titular da Academia Internacional de Sexologia e Reprodução, além de ser cidadão honorário de Belo Horizonte.

Saiba mais sobre a carreira do professor.