Acesso interno

Professor aposentado da Faculdade lança livro sobre a evolução humana na perspectiva da neurociência


09 de junho de 2021 - , , , ,


Imagem da capa do livro.

Nesse último mês, o professor aposentado José Eymard Pittella, que atuou no Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFMG, lançou o livro “O cérebro que nos faz humanos”, pela editora Folium.

A obra, disponível para compra online, reflete a compreensão da neurociência sobre a evolução humana, analisando o comportamento social e as capacidades cognitivas desde os primatas não humanos mais próximos do ponto de vista evolutivo ou dos ancestrais Homo sapiens em busca de responder o que nos faz humanos.

O autor ressalta o cérebro sobre aspectos fundamentais da existência humana, como o vínculo do casal, o comportamento parental, a interação entre emoção e cognição, a tomada de decisão, o livro arbítrio, a linguagem falada e escrita, a crença, entre outros.

Saiba mais sobre o livro e como adquirir clicando aqui.

Sobre o autor 

José Eymard Pittella é médico formado pela Faculdade de Medicina da UFMG, doutor em Patologia pela UFMG e pós-doutor em Neuropatologia no Institut für Neuropathologie, Medizinische Hochschule Hannover, em Hannover, Alemanha.

É professor titular aposentado da Faculdade de Medicina da UFMG, onde foi o organizador e responsável pelo Laboratório de Neuropatologia. Trabalhou em projetos de pesquisa e extensão em neuropatologia no Serviço de Patologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Além de publicações na área médica, escreveu o livro Construindo o Saber da Ciência (2012) e o artigo O banco de dados do Prêmio Nobel como indicador da internacionalização da ciência brasileira entre 1901 e 1966 na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (2018).