Professor aposentado da Faculdade lança livro sobre a humanidade e caminhos da vida
23 de maio de 2024 - Anatomia, lançamento de livro, Livro
Em livro recém lançado, o professor aposentado José Eymard Pittella, que atuou no Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFMG, discorre sobre “A Tribo Humana: Caminhos e Escolhas”, publicado pela editora Coopmed.
A obra, disponível para compra online, reflete sobre a humanidade e como ela foi inventada ao longo do tempo. A discussão parte da dispersão da espécie em quase todas as partes do mundo, que resultou em um isolamento geográfico que durou dezenas de milhares de anos, resultando na criação de diferentes idiomas, músicas, danças, crenças, mitos e modelos de organização social e a presença ou ausência de hierarquias dominantes.
O autor espera que “o leitor possa refletir sobre alguns aspectos básicos da vida. Somos uma espécie resiliente, que tem sido capaz de suportar a própria precariedade da vida, a desigualdade social, a presença constante de conflitos, sistemas políticos polarizados e o avanço de mudanças climáticas que ameaçam nossa própria sobrevivência. A melhor escolha que podemos fazer é nos engajarmos na própria vida vivida do cotidiano, aproveitando cada momento de sua existência, privilegiando boas ações, justiça social e liberdade de pensamento e de expressão, capazes de dar um belo e digno sentido à nossa existência”.
Saiba mais sobre o livro e como adquirir clicando aqui.
Sobre o Autor
José Eymard Pittella é médico formado pela Faculdade de Medicina da UFMG, doutor em Patologia pela UFMG e pós-doutor em Neuropatologia no Institut für Neuropathologie, Medizinische Hochschule Hannover, em Hannover, Alemanha.
É professor titular aposentado da Faculdade de Medicina da UFMG, onde foi o organizador e responsável pelo Laboratório de Neuropatologia. Trabalhou em projetos de pesquisa e extensão em neuropatologia no Serviço de Patologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Além de publicações na área médica, escreveu o livro “Construindo o Saber da Ciência” (2012) e o artigo “O banco de dados do Prêmio Nobel como indicador da internacionalização da ciência brasileira entre 1901 e 1966” na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (2018) e sua última obra “O cérebro que nos faz humanos” (2021), sobre evolução humana na perspectiva da neurociência.