Professor da Medicina propõe modelo de cooperação para conter pandemias futuras

Ulysses Panisset, que foi funcionário da OMS, participa de webinar organizado pela DRI nesta terça-feira

03 de agosto de 2020 - , , , , ,

Professor Ulysses Panisset em um evento na Faculdade de Medicina da UFMG.

A covid-19 mudou quase todas as referências anteriores sobre a experiência humana com as pandemias. Ocorreu no momento em que o mundo lida com outras crises simultâneas e devastadoras. Estão em curso flutuações nos fluxos de poder e influência na saúde global e nas relações internacionais, tornando urgente e estratégica a construção de modelos de análise para pesquisa e para a formulação de políticas públicas de enfrentamento e de reparação para as próximas pandemias.

A avaliação é do professor Ulysses de Barros Panisset, do Departamento de Saúde Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, que participa como palestrante do webinar Saúde como assunto internacional, nesta terça-feira, 4, às 17h, com transmissão pelo canal da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) no YouTube.

Para o professor Ulysses Panisset, que atuou como funcionário da Organização Mundial de Saúde (OMS) por 27 anos e é membro do Comitê de Pesquisa em Saúde Sexual e Reprodutiva da mesma organização, os modelos de análises propostos “devem permitir estudar de modo transparente, sistemático e integrador as dimensões e fatores principais da pandemia, seus processos saúde-doença e seus determinantes sociais, tanto nacionais quanto internacionais, na busca de respostas que beneficiem, simultaneamente, a saúde coletiva, a economia e o bem-estar social, de modo a organizar respostas para as inevitáveis pandemias que virão”.

Atuação da UFMG

Durante o webinar, o professor vai apresentar modelo de análise que tem o propósito de facilitar a construção e prática efetiva de estratégias de cooperação dentro e fora do país. Nesse sentido, ele  destaca a atuação da UFMG, “que vem demonstrando sua profunda determinação de atuar na comunidade acadêmica internacional, construindo redes e laços com universidades parceiras em todos os cantos do mundo, somando expertises diversificadas que se complementam, como no desenvolvimento de vacinas e sistemas de saúde que possam minimizar o enorme sofrimento que experimentamos com essa pandemia”.

Na OMS, Panisset coordenava a aplicação das pesquisas científicas nas políticas públicas e investigava as dimensões epidemiológicas, sociais, econômicas e políticas de pandemias.

O webinar terá como debatedoras as professoras Cristina Alvim, coordenadora do Comitê Permanente de Enfrentamento da Covid-19 na UFMG, e Deisy Ventura, da Faculdade de Saúde Pública da USP, que preside a Associação Brasileira de Relações Internacionais. O diretor-adjunto de Relações Internacionais, Dawisson Belém Lopes, será o mediador.

O evento é promovido pela DRI, em parceria com o  Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), Faculdade de Medicina e Comitê de Permanente de Enfrentamento da Covid-19 na UFMG.

(Teresa Sanches / Centro de Comnunicação da UFMG)