Professor é empossado como membro titular da Academia Mineira de Medicina


26 de março de 2025 - , ,


Foto: Academia Mineira de Medicina (AMM)

No dia 21 de março 2025, o professor Rodrigo Nicolato, do departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG, tomou pose como Acadêmico Titular da cadeira de número 86, da Academia Mineira de Medicina. Nicolato tem como patrono da cadeira 86, o médico Washington Ferreira Pires.

O evento aconteceu no Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), com a presença do presidente Fábio Augusto de Castro Guerra, membros da Associação, autoridades, representantes de faculdades de medicina e de entidades médicas, prestigiaram a solenidade.

Para saudar a sua posse, também esteve presente o ex-presidente da Associação Mineira de Psiquiatria e paraninfo, Humberto Corrêa da Silva Filho.

Para o professor é uma grande honra fazer parte da Academia, uma entidade que atua em parceria com várias entidades e os sindicatos médicos, para discutir temas como assistência médica, ensino e ciência. “É essencial estarmos preparados para responder às demandas da sociedade sobre a medicina atual e futura, respeitando a medicina do passado. Prometo me dedicar, trabalhar e capacitar sempre que for convocado para contribuir, ” afirma Nicolato

Rodrigo Nicolato

Psiquiátrico, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1995, realizou Residência Médica em Psiquiatria no Hospital das Clinicas da UFMG (HC-UFMG) entre 1996 a 1998, além de especialização em Psiquiatria Geriátrica no mesmo hospital em 1998.

Especialista em Neurociência, Comportamento e Psicopatologia, mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) e doutor em Farmacologia e Bioquímica e Molecular.

Atualmente é Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade da UFMG. Além disso, atua como orientador e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular da instituição. Também exerce a função de presidente da Associação Mineira de Psiquiatria, contribuindo para o avanço da especialidade no estado.