Professora da Faculdade de Medicina é nomeada para cargo na Ebserh

Luciana Viana assume a gestão de pessoas na empresa estatal que administra os hospitais universitários.

13 de março de 2023 - ,

Gouvêa: hospitais universitários devem estar integrados à rede do SUS
Luciana Viana: hospitais universitários devem estar integrados ao SUSFoto: Foca Lisboa | UFMG

A professora Luciana de Gouvêa Viana, da Faculdade de Medicina da UFMG, foi indicada para assumir a Assessoria de Planejamento da Divisão de Gestão de Pessoas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ela se une a outros seis professores da UFMG (Débora Freire, Raoni Rajão, Maria Teresa Alves, Dalila Oliveira, Suzana Gomes e Wagner Corradi), que também passaram a ocupar cargos de gestão federal.

Luciana Viana vai conduzir as questões relacionadas à gestão de pessoas da empresa pública, como provimento de recursos humanos, desenvolvimento de pessoal por meio de cursos e capacitações, processamento da folha de pagamento, entre outras atividades relativas à gestão dos empregados da Ebserh.

A professora já tem larga experiência com gestão hospitalar, visto que foi vice-diretora do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG de 2010 a 2014, ano em que assumiu a diretoria do mesmo hospital, já sob administração da Ebserh. “Atuei na transição, quando o HC passou a integrar a rede de hospitais universitários da Ebserh. Foi uma mudança importante no modelo de gestão e um grande aprendizado, fatores que, provavelmente, vão me ajudar nessa nova missão”, conta.

Entre os desafios vislumbrados em razão do novo cargo, Luciana Viana destaca o aprimoramento da relação entre a Ebserh, as universidades e os hospitais universitários, a fim de aperfeiçoar a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Além disso, a professora acredita ser essencial melhorar a assistência prestada pelos hospitais que integram a rede.

“Queremos qualificar ainda mais os hospitais universitários e aprofundar a relação deles com o Sistema Único de Saúde (SUS). O HC da UFMG é um modelo, visto que está plenamente integrado ao SUS, o que melhora a formação dos profissionais de saúde. A intenção é promover essa integração plena nos outros hospitais que compõem a Rede Ebserh”, afirma.

Hospitais universitários
A rede de hospitais universitários federais é formada por 51 hospitais vinculados a 36 universidades federais. Quarenta e um são administrados pela Ebserh e atuam como importantes centros de formação de recursos humanos na área da saúde, já que prestam apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão das instituições federais de ensino superior com as quais mantêm vínculo. Além disso, constituem centros de referência de média e alta complexidade para o SUS.

A criação da Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, foi parte de um conjunto de medidas adotadas pelo governo federal para a reestruturação dos hospitais mantidos pelas instituições federais de ensino superior. Desde sua criação, a instituição passou a ser a responsável pela gestão de hospitais universitários federais.

Entre as atribuições assumidas pela Ebserh, estão coordenação e avaliação da execução das atividades dos hospitais, apoio técnico à elaboração de instrumentos de melhoria da gestão e elaboração da matriz de distribuição de recursos para os hospitais.

Fachada do Hospital das Clínicas da UFMG, uma das unidades da Rede Ebserh

Fachada do Hospital das Clínicas da UFMG, uma das unidades da Rede Ebserh. Foto: Arquivo HC/UFMG/Ebserh

Luana Macieira – Centro de Comunicação da UFMG