Professoras da Faculdade de Medicina da UFMG são premiadas no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

04 de novembro de 2022 - , ,

Professoras do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG foram agraciadas com diversas premiações durante o 30º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado em João Pessoa (PB) em outubro.

Entre os prêmios outorgados estão os de Excelência em Fonoaudiologia e Destaque em Saúde Coletiva. Nesta edição, receberam distinções as professoras Adriane Mesquita de Medeiros, Amélia Augusta de Lima Friche, Aline Mansueto Mourão, Ana Cristina Côrtes Gama, Denise Brandão de Oliveira e Britto, Letícia Caldas Teixeira, Luciana Mendonça Alves, Ludimila Labanca e Stela Maris Aguiar Lemos.

O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Confira a lista de premiações:

• Adriane Mesquita de Medeiros: Excelência em Fonoaudiologia. Escola metropolitana brasileira, vizinhança vulnerável e absenteísmo por problema de voz.
  • Amélia Augusta de Lima Friche: Destaque do Departamento de Saúde Coletiva.
  • Aline Mansueto Mourão:
    • Prêmio CoDAS 2022 – pareceres técnico-científicos.
    • Excelência em Fonoaudiologia. Independência funcional nas primeiras 24 horas do AVC isquêmico agudo: análise de um hospital público de referência.
  • Ana Cristina Côrtes Gama:
    • a. Prêmio CoDAS 2022 – pareceres técnico-científicos
    • b. Excelência em Fonoaudiologia. Análise da acurácia dos índices acústicos multiparamétricos AVQI, ABI e DSI para tomada de decisão fonoaudiológica pericial
    • c. Menção honrosa: Análise da avaliação perceptivo-auditiva da voz pela escala visual analógica.
    • d. 2º lugar pelo melhor artigo 2021 da revista CoDAS: High speed digital videolaryngology: evaluation of vocal nodules and cysts in women.
  • Denise Brandão de Oliveira e Britto: Menção honrosa. Experiências de um projeto de extensão voltado à promoção da fluência de fala e qualidade de vida de indivíduos que gaguejam.
  • Letícia Caldas Teixeira: Menção honrosa. Atividades de simulação coletiva de expressividade: uma experiência no estágio supervisionado em voz.
  • Luciana Mendonça Alves:
    • Menção honrosa. Monitoramento longitudinal de velocidade, acurácia e tipologia de erros na leitura de estudantes durante e após as práticas de ensino remoto emergencial.
    • Excelência em Fonoaudiologia. Desenvolvimento e usabilidade de um aplicativo para avaliação da fluência de leitura.
  • Ludimila Labanca:
    • Menção honrosa. Estimulação vestibular galvânica como opção para reabilitação vestibular.
    • Menção honrosa. P300: Ferramenta útil para identificação de comprometimento cognitivo de idosos vivendo com o HTLV-1.
  • Stela Maris Aguiar Lemos:
    • Menção honrosa. A experiência de uma comissão permanente de enfrentamento ao racismo em uma instituição de ensino superior pública em saúde.