Professores da Faculdade recebem homenagem que destaca personalidades médicas do ano

15 de outubro de 2018

Arte: AMMG

Na próxima quarta-feira, 17 de outubro, os professores do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Jorge Andrade Pinto e Antônio José das Chagas, recebem a homenagem de personalidades médicas do ano. A sessão solene será realizada às 20h, na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), que realiza a homenagem junto ao Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG).

A honraria é destinada, anualmente, aos profissionais da medicina que estão em evidência nas categorias de Saúde Pública, Docente, Defesa profissional, Científica e Clínica. Para isso, a AMMG recebe a indicação de, aproximadamente, 25 entidades nomeadoras. No caso da Faculdade, as indicações foram feitas pelo próprio Departamento e referendadas pela Congregação da Instituição.

Professor Jorge Andrade Pinto. Foto: Carol Morena

O professor Jorge Andrade Pinto conta que, devido a esse número de indicações, ficou surpreso por estar na lista dos homenageados. “Estou muito feliz por ter sido referendado pela Congregação e orgulhoso, já que tudo que fiz foi através da UFMG. Então é um reconhecimento de todos os professores e pesquisadores da Faculdade. Estou levando o nome da Instituição”, conta. Homenageado com as Atividades Científicas, ele dá ênfase que seu trabalho e, consequentemente, o reconhecimento só foram possíveis pelo ambiente e pelas condições que a UFMG e, em particular, que a Faculdade propicia para o seu desenvolvimento.

O professor Antônio José das Chagas, aposentado, também se mostrou agradecido pela homenagem na categoria Docente. “Eu me aposentei na hora que devia. Meus alunos sempre me agradeciam, durante todo o período que dei aulas e, como médico de endocrinologia pediátrica, também recebia os agradecimentos dos pais dos meus pacientes”, relata. “Posso dizer que, enquanto professor e médico, fui e ainda sou muito feliz. Essa homenagem é mais um comprovante de que atuei bem e sou uma pessoa realizada”, continua.

Atuação dos professores

O professor Antônio José continua atuando como coordenador do Programa Estadual de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PETN-MG) do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina. Ele é um dos professores decanos da Instituição e pioneiro na sua área em Minas Gerais e no Brasil, com a implantação do Centro de Endocrinologia Pediátrica no Hospital das Clínicas.

Jorge Andrade, também com destaque na docência, é professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade com orientação em mais de 50 trabalhos e mais de 120 artigos publicadas. Além disso  é chefe do Serviço de Imunologia do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, consultor da Organização Mundial da Saúde, desde 2004, e membro de diversos comitês nacionais e internacionais sobre Aids em crianças, adolescentes e gestantes.

“A homenagem se refere a esses 25 anos de atuação na Faculdade, já que nestas linhas, nós lideramos ou contribuímos com os principais estudos na área, no cenário mundial”, pontua Andrade. “Especialmente no momento em que estamos no país, com o descuido da ciência e educação, a homenagem reforça a escolha e a opção de continuar fazendo o que temos feito, mesmo com as adversidades. Além de orgulho, sinto que é um reconhecimento desse processo”, continua.

A sessão solene é aberta ao público e faz parte da Semana do Médico, que ainda oferece outras programações para a classe. Confira mais informações no site da Associação Médica de Minas Gerais: www.ammg.org.br.