Professores devem fazer backup de arquivos armazenados no moodle
23 de março de 2015
A Diretoria de Tecnologia da Informação da UFMG (DTI) informa que professores responsáveis pelo gerenciamento de disciplinas no moodle (UFMG Virtual) devem acessar o sistema, implantado em 2011, e baixar seus arquivos até o próximo dia 31 de março.
De acordo com Marcio Bunte de Carvalho, do Laboratório de Computação Científica da DTI, será necessário desativar a instância do moodle da UFMG que contém desde o primeiro semestre de 2007 ao segundo semestre de 2012, porque a diferença de versões do sistema pode comprometer a segurança de outros sistemas e, consequentemente, a confiabilidade do material das turmas.
De acordo com ele, essa operação jê estava prevista desde 2007, quando a DTI foi responsabilizada pela gestão do moodle na UFMG. A partir de janeiro de 2016, a política adotada pela DTI será a de manter ativa a instância do UFMG Virtual do semestre corrente e os quatro semestres imediatamente anteriores (dois anos).
Histórico
Em 2010 a DTI notificou, por e-mail, todos os professores sobre a atualização do UFMG Virtual, disponibilizando um ambiente de demonstração da nova versão, iniciada em fevereiro de 2011.
Neste ambiente foi criado um curso, chamado de “Test Drive 2.0”, em que os professores foram matriculados com o objetivo de comunicar novidades, duvidas e esclarecimentos sobre a nova versão. Segundo Marcio Bunte, na ocasião, foi informada aos professores a necessidade de fazer uma solicitação de migração do material da sua turma para o novo UFMG Virtual, que aconteceu sob demanda, de janeiro a julho deste mesmo ano. De acordo com Bunte, os arquivos armazenados neste sistema são os que deverão ser salvos.
Mais informações: suporte@dti.ufmg.br.