Professores editam livro sobre tratamento de câncer de reto*
19 de abril de 2017
*corrigida às 10h15 de 20 de abril de 2017
Os professores do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, Rodrigo Gomes e Beatriz Rodrigues lançam, no dia 29 de abril, o livro “Câncer de Reto – Fundamentos do Tratamento Multidisciplinar”, editado em conjunto com o professor da Universidade de São Paulo, Fábio Guilherme Campos.
De acordo com Rodrigo Gomes, são 44 capítulos com a colaboração de 80 profissionais de áreas como radioterapia, enfermagem, coloproctologia, oncologia clínica e psico-oncologia. Desses, 13 são de outros países.
O professor conta que o principal aspecto do livro é o tratamento da doença, e os capítulos tratam enfoques específicos pré-cirúrgicos, cirúrgicos, tratamentos complementares, novas tecnologias e cuidados com o paciente. “São vários aspectos do câncer de reto, humanos e técnicos”, explica.
O professores Antônio Lacerda Filho, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG, e Sérgio Alonso Araújo, da USP, são editores associados da obra. O lançamento será durante o XXXII Congresso Brasileiro de Cirurgia, em São Paulo-SP.
Saúde pública
A professora Angelita Gama, da USP, no prefácio do livro, lembra que o câncer é tema fundamental para a saúde pública, com alto número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida, limitação e incapacidade dos pacientes, gerando grande impacto para a economia.
Ela diz ainda que dados recentes apontam para a estimativa de que cerca de 22 milhões de pessoas sejam diagnosticadas com câncer em 2030. No Brasil, o câncer colorretal situa-se entre os mais frequentes, principalmente nas regiões sudeste e sul, e foi a segunda causa de morte em 2014 de acordo com dados do Ministério de Saúde.