Professores podem se inscrever para oficina de desenvolvimento de junho


19 de junho de 2018


Clique para ampliar.

Na quinta-feira, 28 de junho, o Centro de Educação em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG realiza uma nova oficina do Programa de Desenvolvimento Docente, com o tema: “Desenvolvimento do raciocínio clínico e competência diagnóstica”. O encontro, direcionado a professores em estágio probatório, coordenadores de período, professores substitutos e demais interessados, será das 13h30 às 17h30 na sala 29, no térreo da Faculdade de Medicina da UFMG.

Para falar sobre o tema foram convidadas as professoras da Faculdade de Medicina da UFMG Rosa Malena e Silvana Elói, e da Unifenas, Alexandre Moura.

Têm prioridade de inscrição os professores recém-contratados, tanto da Faculdade de Medicina quanto do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) que lecionam no curso de Medicina. Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação, professora Eliane Gontijo, o Programa é uma oportunidade de potencializar as competências dos professores para uma prática docente crítica e participativa. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas pelo site secretaria@medicina.ufmg.br

Programa de Desenvolvimento Docente
O Programa foi implantado pelo Centro de Educação da Faculdade de Medicina da UFMG em 2017, aumentando as propostas de atividades já existentes de capacitação de professores realizadas desde 2013. Segundo a professora Eliane, o Centro objetiva consolidar a identidade didático pedagógica da instituição, qualificar as competências dos professores no processo de ensino e aprendizagem e incentivar processos críticos e reflexivos sobre a prática docente.

Os temas das oficinas, realizadas periodicamente, são definidos pelo Centro de Educação em Saúde e por sugestões de docentes. Os encontros são em dias alternados, para facilitar a participação de mais docentes. Ao final de cada oficina, o professor participante recebe certificado, importante para a progressão na carreira.

Leia também: Faculdade implanta Programa de Desenvolvimento Docente