Profissionais da linha de frente do combate à covid-19 recebem mensagens de apoio e gratidão

Trabalho de coleta e envio das homenagens é feito pela equipe do projeto ‘Cuidar de quem cuida’, da Escola de Enfermagem

06 de abril de 2021 - , , , ,

As mensagens de gratidão aos profissionais também são postadas no instagram do projeto. Reprodução|Escola de Enfermagem|UFMG

Ansiedade, síndrome do pânico, nervosismo, insônia, medo, frustração, fadiga e conflitos interpessoais. Esses são alguns dos sentimentos relatados por profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate à covid-19. Com objetivo de expressar apoio, carinho, solidariedade e incentivo a esses trabalhadores, o projeto de extensão Cuidar de quem cuida, promovido pelo Departamento de Gestão em Saúde da Escola de Enfermagem, recebe e encaminha mensagens positivas aos integrantes das equipes multiprofissionais de saúde do país.

A coordenadora do projeto, professora Karla Rona da Silva, explica que as homenagens, em formato de cartão (texto), vídeos ou áudios, podem ser enviadas pelo e-mail cuidardequemcuidaufmg@gmail.com ou pelo WhatsApp (31) 9579-0660. Em seguida, a equipe de voluntários do projeto contata os profissionais de saúde para explicar o objetivo do projeto e repassar as mensagens enviadas.

“A rotina nos serviços de saúde é muito estressante e, com a pandemia, fica ainda mais difícil. Mas como nosso objetivo é promover o cuidado à saúde, as mensagens positivas têm renovado o ânimo de muitos trabalhadores, como eles mesmos nos relatam”, afirma a professora.

Até do exterior

O projeto recebeu, até o mês de fevereiro, 2.883 mensagens no formato de texto e 3.728 vídeos por meio do Whatsapp, que foram encaminhadas para 6.611 profissionais dos serviços de saúde de Minas Gerais, Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Também foram acolhidas homenagens de familiares residentes na Espanha, na Inglaterra e na França.

O técnico de enfermagem Neibert Soares Silva, do Hospital João XXIII, é um dos homenageados e relata seus sentimentos: “Fiquei muito feliz e emocionado com a mensagem. Isso nos ajuda a continuar o trabalho que tem sido bem difícil. A família é nosso maior apoio para continuar ajudando a população. Também fiz questão de homenagear uma colega. Precisamos nos elogiar mais e cuidar mais uns dos outros. Fique em casa e se cuidem por mim”, acrescentou.

As mensagens também são postadas no Instagram do projeto: @cdqc2020

(Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG)