Programa de intercâmbio Escala Estudantil divulga edital

11 de setembro de 2013

Alunos da UFMG interessados em realizar intercâmbio acadêmico em países da América Latina já podem se inscrever no Programa Escala Estudantil. A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) divulgou o edital do programa, no qual estão disponíveis vagas, em diversos cursos, para universidades do Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Para se candidatar, o aluno deve estar regularmente matriculado, cursando disciplinas no semestre atual e ter menos de 30 anos no momento da inscrição. Os candidatos também devem completar pelo menos 40% de seu curso até o início do intercâmbio. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do portal Minha UFMG, no período de 16 a 20 de setembro. Cada estudante poderá candidatar-se somente a uma universidade.

No ato da inscrição, o candidato deve fazer o upload do certificado de proficiência na língua estrangeira. A proficiência exigida é o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (Dele) básico, intermediário ou superior – ou exame de espanhol do Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras (Fale), com classificação mínima de 60 pontos. Os alunos classificados para a segunda etapa do processo seletivo farão arguições orais em espanhol.

A universidade anfitriã se encarrega dos custos de alimentação e hospedagem dos selecionados, que também receberão ajuda de custo para contratar seguro-saúde internacional durante todo período de intercâmbio.

As passagens de ida e volta estão asseguradas para todos os alunos classificados pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) nos níveis I, II ou III. Os demais terão ajuda de custo, cujo valor será fixado em função de análise socioeconômica.

O Programa Escala Estudantil é promovido pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). As universidades conveniadas recebem e enviam o mesmo número de alunos, preferencialmente com correspondência entre os cursos. O objetivo da iniciativa é estreitar os laços entre países latino-americanos e incentivar a democratização da oportunidade de intercâmbio internacional.

Mais informações são encontradas no edital do programaou no site da DRI.