Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública celebra nota máxima da Capes em evento

27 de setembro de 2022 - , ,

Evento será no auditório do Cetes. Foto: Faculdade de Medicina da UFMG.

O Programa de Pós-graduação (PPG) em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG convida a comunidade acadêmica para celebrar o resultado da avaliação quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O PPG alcançou o padrão internacional de excelência, com a maior nota possível (7).

O evento será realizado no auditório do Cetes, no 6º andar da Faculdade, no dia 5 de outubro, às 17 horas. Na ocasião, o PPG de Saúde Pública recebe a Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFMG, professora Isabela Almeida Pordeus; o Coordenador da Área de Saúde Coletiva da Capes e professor da Universidade Federal de Pelotas, Bernardo Horta; e a professora da Faculdade de Medicina e integrante da comissão de avaliação da área de saúde coletiva da Capes, Mariângela Cherchiglia.

A Comissão de Avaliação da Área de Saúde Coletiva, em parecer ratificado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes, destacou a elevada conceituação de vários quesitos de avaliação do programa. A nota 7 na área de saúde coletiva é atribuída a programas que se equiparam com os programas de excelência internacional na área, com diversos critérios: produção intelectual nacional e internacional, internacionalização, implementação de parcerias entre serviços e produção de conhecimento, oferta de disciplina de acordo com linhas de pesquisa, entre outros.

Na área de saúde coletiva, são 95 programas no Brasil, sendo 53 acadêmicos e 42 profissionais. Dos acadêmicos, 6 programas atualmente são nota 7, entre os quais agora figura o programa da Faculdade de Medicina.

A professora Alaneir de Fátima dos Santos, coordenadora do PPG, recebeu o resultado com alegria. “É com muita alegria que recebemos a nota 7, pois nosso programa passa a ser considerado como de excelência internacional na área de saúde pública, refletindo o empenho do conjunto de alunos, professores e administrativos que têm se dedicado à sua construção ao longo do tempo”, celebra.

O evento é aberto à comunidade e não é necessária inscrição prévia.

Solenidade de Comemoração do Programa de Pós Graduação em Saúde Pública nota 7 CAPES
Data: 5 de outubro
Local: Auditório do CETES – 6º andar da Faculdade de Medicina da UFMG