Programa Grupos de Pesquisa está com inscrições abertas

09 de setembro de 2022 - , ,

Imagem: IEAT/UFMG.

Nesta chamada serão apoiados dois grupos de pesquisa de natureza transdisciplinar, já existentes ou a serem constituídos na UFMG, caracterizados pela excelência dos pesquisadores e pelo caráter avançado dos trabalhos, voltados para os desafios atuais do conhecimento. Além do apoio aos grupos, a chamada tem o objetivo de incentivar a aproximação de pesquisadores que desenvolvam trabalhos com potencialidade transdisciplinar, articulando um conjunto de temas das diferentes áreas do conhecimento.

As inscrições devem ser feitas através do endereço eletrônico editais@ieat.ufmg.br até dia 21 de outubro de 2022.

As indicações podem ser feitas por pesquisadores com vínculo permantente na UFMG, de reconhecida experiência científica. O grupo de pesquisadores deverá incluir professores da UFMG, permanentes, voluntários ou eméritos, atuando em atuando em pelo menos duas grandes áreas do conhecimento distintas: Humanidades, Letras e Artes; Ciências da Vida (incluindo Saúde) e Ciências da Natureza (incluindo Tecnologia) e poderá incorporar membros externos à UFMG.

Os projetos aprovados pelo Comitê Diretor do IEAT terão suporte do Instituto na captação de recursos junto às agências de fomento e a outros órgãos, internos e externos à UFMG. Será oferecido, dentro das possibilidades orçamentárias do IEAT, o custeio de passagens e/ou diárias para a participação dos coordenadores (as) dos grupos de pesquisa em eventos e o apoio para a realização de palestras, seminários e afins.

Além disso, os grupos de pesquisa aprovados terão prioridade na submissão de livros junto à Coleção IEAT na Editora UFMG e na indicação de nomes para o Programa Cátedras, desde que as indicações tenham relação com os projetos apresentados. Como novidade, esta chamada irá apoiar a indicação de uma bolsa de Iniciação Científica junto à Pró-reitoria de Pesquisa para os grupos de pesquisa aprovados que incluírem essa solicitação na proposta.

O resultado será divulgado no dia 13 de janeiro de 2023 por meio de ofício e através dos canais de comunicação do Instituto.

Regulamento-Grupos-de-Pesquisa-IEAT

Chamada Grupos de Pesquisa IEAT 2022