Projeto de extensão divulga informações sobre vacinação contra o vírus da bronquiolite


06 de maio de 2025 - , , ,


Projeto de Extensão “Vacinas: um ato de amor” da Faculdade de Medicina da UFMG, divulga dados sobre a proteção vacinal contra o Vírus Sincicial Respiratório, que é o principal agente da bronquiolite. O projeto tem o intuito de fornecer informações confiáveis e relevantes para a população sobre as vacinas e doenças preveníveis por meio da vacinação.

O que é a bronquiolite?

A bronquiolite viral aguda (BVA), é uma síndrome de desconforto respiratório que atinge crianças menores de 2 anos e de etiologia viral, sendo o agente mais comum o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Seu diagnóstico é clínico, podendo ser considerado ao observar um lactente com chiado e esforço respiratório.

Prevenção

Atualmente, o anticorpo monoclonal Palivizumabe é o principal imunizante que atua na proteção contra infecções graves pelo VSR em recém-nascidos e lactentes de alto risco. É disponibilizado pelo Ministério da Saúde para prematuros nascidos com até 28 semanas e 6 dias de gestação, durante o primeiro ano de vida, além de crianças com até 2 anos com doença pulmonar crônica associada à prematuridade e/ou cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica.

O Nirsevimabe é também um anticorpo monoclonal específico contra o VSR e recentemente foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), no Programa Nacional de Imunizações – PNI – com previsão de disponibilização na rede pública na sazonalidade do vírus a partir de 2026. Na rede privada, o imunizante já pode ser encontrado e está indicado para todos os lactentes com até 12 meses de vida, devendo ser administrado um mês antes ou durante o primeiro período de sazonalidade do VSR, podendo variar conforme cada região do país.

Confira os dados completos.