Projeto de extensão leva ação de combate à subnutrição infantil a comunidades indígenas no MS


25 de abril de 2025 - , ,


Entre os dias 12 e 19 de abril, a Faculdade de Medicina da UFMG participou de uma ação voltada à promoção da saúde infantil junto a comunidades indígenas Caiuá, Guarani, Xavantes e Terena, localizadas na cidade de Dourados (MS). Essa ação integrou a fase de avaliação de cenário para projeto de extensão em elaboração no Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e teve como foco a abordagem da subnutrição e do desenvolvimento infantil.

A iniciativa foi realizada em parceria com o projeto Casa Nutri, idealizado e organizado pelo egresso da pós – graduação da Faculdade de Medicina da UFMG, Ailton Alves, com apoio da Associação Be a Child, da Missão Caiuá e do Distrito Sanitário Especial Indígena do Mato Grosso do Sul (DSEI-MS). Além do Ailton, a equipe contou com a participação da professora Keyla Cunha, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG; das alunas do curso de Medicina da UFMG, Catarina de Freitas Teixeira e Stella Cardoso Galante; estudante de Medicina da Faculdade de Ciências Medicas em São José dos campos Humanitas/SP, nutricionista, duas enfermeiras, além de voluntárias responsáveis pela logística.

Durante a ação, foram desenvolvidas atividades de capacitação sobre primeira infância e subnutrição, além de avaliações do crescimento e do desenvolvimento infantil das crianças indígenas das comunidades beneficiadas.

Com foco na recuperação nutricional de crianças em regiões de vulnerabilidade socioeconômica, o Casa Nutri é uma iniciativa da ONG Associação Be a Child. O projeto atua em países com altos índices de desnutrição infantil, promovendo ações integradas de cuidado, educação e saúde.

Casa Nutri

É um projeto de combate à desnutrição infantil, voltado principalmente para a recuperação nutricional de crianças na primeira infância em contextos de vulnerabilidade social.

A iniciativa é da Associação Be a Child, uma organização não governamental que atua em diferentes países com altos índices de desnutrição, promovendo ações integradas de saúde, nutrição e desenvolvimento infantil. O projeto busca oferecer acompanhamento especializado, com apoio de profissionais da saúde, educação e assistência social, além de promover capacitação de cuidadores e ações educativas nas comunidades atendidas.

O Casa Nutri conta com parcerias locais e instituições de ensino para desenvolver suas atividades em campo.


Galeria