Projeto de extensão traz informações sobre vacinas pneumocócicas
15 de julho de 2025 - projeto de extensão, Vacinação, Vacinas Pneumocócicas, Vacinas: Um ato de amor

Projeto de Extensão “Vacinas: um ato de amor” da Faculdade de Medicina da UFMG, divulga dados sobre as vacinas pneumocócicas. O projeto tem o intuito de fornecer informações confiáveis e relevantes para a população sobre as vacinas e doenças preveníeis por meio da vacinação.
A doença
A doença pneumocócica invasiva inclui quadros clínicos de pneumonia e meningite, com altas taxas de morbimortalidade e de internação hospitalar, e afeta principalmente crianças e idosos. O principal agente etiológico das pneumonias bacterianas em crianças e adultos, é o Streptococcus pneumoniae – pneumococo, também um dos principais causadores de meningite a partir de 3 meses de vida.
Dentre as estratégias de prevenção, a vacinação é a principal delas, com papel crucial na redução do número de casos.
Vacinas
Há quatro vacinas pneumocócicas conjugadas – ligadas a proteínas em sua composição – disponíveis no Brasil: a 10-valente (VPC10), a 13-valente (VPC13), a 15-valente (VPC15) e a 20-valente (VPC20). Elas previnem, respectivamente, 10, 13, 15 e 20 soritipos de pneumococos. Todas são vacinas inativadas e, portanto, não causam doença.
- VPC10: aos 2 meses, 4 meses e reforço com 12 meses. Disponível nos centros de saúde para crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Crianças que iniciaram ou completaram o esquema com VPC10 serão beneficiadas caso recebam a VPC13, 15 ou 20.
- VPC13: está disponível nos CRIE para pacientes portadores de algumas comorbidades, como HIV, pneumopatias crônicas, imunodeficiências, entre outras.
- VPC15 e VPC20: a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) recomenda o esquema completo sempre que possível, mas caso não seja, utilizar a VPC13. Esquema: aos 2, 4 e 6 meses, com reforço entre 12 e 15 meses. Para pessoas acima de 60 anos, está recomendada a vacinação com VPC20 sempre que possível, em dose única, ou esquema sequencial: 1 dose VPC13 ou 15 seguida de 1 dose VPP23 e, após 5 anos, nova dose de VPP23.
- VPP23-valente: protege contra 23 sorotipos de pneumococo e também é inativada. A diferença encontra-se em sua composição, sendo ligada a polissacarídeos das cápsulas bacterianas, o que resulta em melhor imunidade e menor memória imunológica, quando comparada às vacinas anteriormente descritas. Encontra-se disponível gratuitamente nos CRIE apenas para pessoas com comorbidades e maior risco de doença pneumocócica invasiva, além de estar disponível nas clínicas privadas para indivíduos acima de 60 anos.