Projeto de professora da Pediatria é finalista do Good Start Challenge pelo Brasil
Círculo de Cuidado Colaborativo, que é um projeto da UFMG em parceria com o IPREDE, está entre os 22 finalistas do desafio.
11 de dezembro de 2025 - #Finalista, #FundaçãoBilleMelindaGates, #IPREDE, #SoluçõesParentais

O projeto Círculo de Cuidado Colaborativo (C3) é um dos três finalistas do Good Start Challenge, da Van Leer Foundation e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal*. Em todo o mundo, 22 equipes foram selecionadas para a fase final do desafio, no qual o objetivo é desenvolver uma solução para melhorar o bem-estar de mães, pais e cuidadores de crianças pequenas em situação de vulnerabilidade do país.
A iniciativa coordenada pela professora Cláudia Regina Lindgren Alves, do Departamento de Pediatria (PED) da Faculdade de Medicina da UFMG, visa criar uma rede de mulheres que compartilham o cuidado infantil por meio de um sistema de crédito de tempo baseado em aplicativo. O projeto é fruto da parceria da UFMG com o Instituto da Primeira Infância (IPREDE), em Fortaleza (CE).

A ideia é que as participantes recebam treinamento remoto em grupo sobre cuidados responsivos para fortalecer as habilidades parentais e construir confiança mútua, reduzindo o isolamento e garantindo um cuidado infantil seguro para que as mulheres possam se dedicar a atividades pessoais e profissionais.
A equipe terá € 50.000 e acesso a uma série de apoios para desenvolver a solução.
O C3 baseia-se em um pacto de cidadania que fortalece valores como compromisso, solidariedade, parceria e engajamento comunitário, nutrindo o espírito colaborativo entre as participantes e ampliando o reconhecimento, pela própria comunidade e pelo Estado, da importância de sustentar o cuidado de quem cuida.
O funcionamento do círculo será apoiado por um aplicativo, desenvolvido para gerenciar o sistema de trocas de horas, no qual as mulheres poderão registrar sua disponibilidade para cuidar de crianças de outras famílias, assim como solicitar apoio quando precisarem. Além de fazer o registro automático dos créditos acumulados e utilizados, garantindo transparência, segurança e eficiência, além de reduzir potenciais conflitos na contabilização das horas.
Sobre o desafio
O Good Start Challenge é um desafio global de € 2,6 milhões para promover soluções inovadoras que melhorem o bem-estar de pais e outros cuidadores de crianças pequenas em situação de vulnerabilidade no Brasil, Colômbia, México, Etiópia, Quênia, Senegal, Uganda, Filipinas e Indonésia.
O desafio é importante pois, tornar-se pai ou mãe é um período de transformação e, muitas vezes, de vulnerabilidade. No entanto, muitos pais, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, não conseguem acessar o apoio necessário para um melhor bem-estar físico e mental. Evidências e iniciativas para apoiar o bem-estar parental começaram a surgir em todo o mundo, mas ainda há muito a ser feito para traduzir esse conhecimento em prática e replicá-lo de forma mais ampla, para que todos os pais possam ter o bom começo que merecem.
Este desafio busca soluções inovadoras que construam e aprofundem o bem-estar dos cuidadores desde a gravidez até os primeiros anos da parentalidade em nove países.
* Atualizado em 18 de dezembro