Projeto debate preparo de estudantes para a Saúde
24 de setembro de 2012
O Pró-Saúde/PET-Saúde III da UFMG promoveu no sábado, 22 de setembro, seu Seminário de abertura. No auditório do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1), 210 participantes do programa, entre bolsistas, voluntários, preceptores, e tutores, além de convidados da universidade, se reuniram com o intuito de apresentar os objetivos e metas já alcançadas nas fases anteriores, recepcionar os novos integrantes e definir questões práticas, como a formação dos grupos tutoriais.
Com a presença de representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), da coordenação do Pró-Saúde e do PET-Saúde, e da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), as apresentações apontaram a distância entre o lugar ideal e a realidade de problemas no acesso e qualidade da atenção a saúde. Inseridos neste contexto, os aspectos propostos pelo programa foram mostrados como uma saída eficaz para renovar o processo de ensino em saúde. João Henrique Lara Amaral, coordenador do Projeto na UFMG, chamou atenção para a necessidade de uma maior participação do estudante no cenário de práticas reais, uma das maiores marcas do Pró/PET-Saúde. “Vendo a incoerência entre o que é passado na aula e o que é feito na prática é que o aluno pode vir a ser um agente transformador”, ressaltou. A participação do Sistema Único de Saúde neste processo é fundamental, como lembrou a representante do Centro de Educação em Saúde, Maria Zélia Lages, da SMSA-BH. A partir da articulação com as redes de atenção a saúde, é possível garantir que os estudantes conheçam as carências reais da saúde, e a necessidade de integração de suas diversas áreas. Para Maria Zélia, “o grande beneficiado por essa integração com o SUS é o cidadão, que ganha um profissional mais preparado”.
Na parte da tarde, os bolsistas e voluntários puderam conhecer melhor seus novos grupos tutoriais. Em suas apresentações, os alunos confirmaram a importância do Programa para complementar suas formações profissionais. “Trabalhar no PSF [Programa Saúde da Família] é diferenciado”, afirmou a voluntária de Odontologia, Stefany Alcântara Vargas. “No posto temos a chance de trabalhar muito com a promoção da saúde, enquanto na faculdade focamos mais no tratamento.”
Pró/PET-Saúde III
O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e seu subprojeto Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) estão agora integrados em uma nova fase, que vai até 2014. O Pró/PET-Saúde III busca continuar e aprimorar os esforços de suas versões anteriores, mas os ampliando do âmbito da atenção básica para a rede de atenção a saúde. As novas linhas temáticas do programa são: Rede Cegonha; Rede de Urgência e Emergência/ SOS Emergência; Saúde e Ambiente; Programa de Saúde na Escola e Promoção da Saúde.