Projeto Horizonte participa de ação pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids


29 de novembro de 2021 - , , , ,


Todos os anos é celebrado internacionalmente, em 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Essa data constitui uma oportunidade para conscientizar sobre prevenção, oferecer informações, apoiar as pessoas vivendo com o HIV e melhorar a compreensão da infecção como um problema de saúde pública global. Em Belo Horizonte, o corpo técnico do Projeto Horizonte irá participar de uma ação na Praça Sete, no centro, a partir das 9h. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde*. Estarão presentes profissionais da equipe, participantes do projeto e artistas de Belo Horizonte. Na ocasião, o Projeto irá distribuir preservativos, materiais educativos e fará a conscientização sobre prevenção e tratamento de IST. 

O Projeto Horizonte é um estudo financiado pelo Ministério da Saúde e executado pela Faculdade de Medicina da UFMG, que estuda, desde 1994, a infecção pelo HIV em grupo de voluntários homossexuais e bissexuais masculinos. Seus objetivos são: determinar a incidência da infecção por HIV; avaliar o impacto de intervenções educativas e aconselhamento na gestão do risco e prevenção para a infecção pelo vírus da Aids e outras IST e discutir os aspectos técnicos e éticos relacionados às vacinas antiHIV para preparar os voluntários para participação autônoma em futuros ensaios. 

Os voluntários são avaliados individualmente, a cada semestre, por uma equipe multidisciplinar (psicossocial, médica, epidemiológica e laboratorial). Periodicamente, ocorrem ações educativas em grupo: fóruns de discussões, oficinas de sexo mais seguro e sessões de cinema seguidas de discussão (Cine Horizonte). Nessas intervenções, a equipe promove debates com temas relevantes sobre sexo, prazer e prevenção. Os participantes fazem exames laboratoriais gratuitos, recebem assistência médica e apoio psicológico. 

Atualmente cerca de 500 voluntários estão em acompanhamento. O Horizonte é o único estudo longitudinal com esta população no Brasil. O estudo é coordenado pelo infectologista e professor Emérito da Faculdade de Medicina da UFMG, Dirceu Greco. As atividades desenvolvidas pelo Projeto Horizonte, como aconselhamento, avaliação médica e laboratorial, trabalho educativo de prevenção, fornecimento de preservativos e gel lubrificante, vêm se caracterizando em importante conjunto de serviços prestado à comunidade homossexual de Belo Horizonte. 

Atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Dessas, 89% foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% das pessoas em tratamento não transmitem o HIV por via sexual por terem atingido carga viral indetectável. 

O Projeto Horizonte formou uma equipe multidisciplinar com experiência na implantação e condução de estudos relacionados à avaliação da incidência e prevenção das IST/Aids. O conhecimento obtido possibilitou saber mais sobre especificidades da população de homens que fazem sexo com homens, mulheres trans e travestis em Belo Horizonte e poderá contribuir para o estabelecimento de outros estudos com populações de maior vulnerabilidade.

Ação de conscientização contra HIV
Quando:
Dia 1º de dezembro às 9h da manhã
Onde: Praça Sete de Setembro (Centro, Belo Horizonte)
Iniciativa: Secretaria Municipal de Saúde de BH, por meio Comissão Municipal de Aids, com apoio do Projeto Horizonte (UFMG) *


(Comunicação do Projeto Horizonte)


* Atualizado às 15h do dia 29 de novembro.