Projeto Para Elas fará parte de bloco do Carnaval de BH

O projeto contará com uma ala de representação no Bloco Filhas de Gaby e os Desgarrados, que desfila no primeiro dia do Carnaval


18 de fevereiro de 2025 - , ,


Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG

O projeto Para Elas, da Faculdade de Medicina da UFMG, participará de uma ala no desfile do Bloco Filhas de Gaby e os Desgarrados, no dia 01 de março de 2025, primeiro dia oficial de Carnaval. O bloco acontece às 13h, na rua Ceará, 1467, na Praça ACB.

De acordo com a professora e coordenadora do projeto Marília Faleiro Malaguth, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, de início a ideia era ter um bloco do projeto, mas como não foi possível esta idealização, o Para Elas se juntou com o bloco Filhas de Gaby e os Desgarrados para desfilar no Carnaval da capital mineira.

“Algumas pessoas, parceiros do Para Elas, nos falaram da Gaby e do bloco dela, que é o Filhas de Gaby, que é um bloco bem genuíno que começou com a filha delas. Eu entrei em contato com ela, ela recebeu muito bem a nossa participação, abriu as portas desde o início e falou que a gente podia estar junto. Então, a gente decidiu lá no Núcleo de Promoção de Saúde e Paz que a gente conversaria com as mulheres, estimulando essa participação delas no Carnaval”, conta a professora.

A professora explica que optou por esse bloco por conta da causa feminista, que é uma questão importante para o projeto, que acolhe mulheres em situação de violência, as incentivando e auxiliando e mudar de vida e ter sua própria independência financeira para sair de relacionamentos abusivos e agressivos.

Para a professora, essa participação no bloco é importante para a divulgação do projeto. “A representatividade no Bloco é a divulgação do projeto, para que a gente consiga mais subsídios para o projeto continuar de forma perene. É um projeto que já tem 13 anos, então, já está bem estabelecido na cidade, mas a gente sabe que é pouco, tem muita gente que não conhece” afirma Marília.

“Então, tem a divulgação do serviço, do ambulatório, das oficinas do Para Elas, que são oficinas de acolhimento, de cuidado integral dessa mulher que está em situação de violência e vulnerabilidade, a gente sabe que por mais que já tenham 13 anos de agora, ainda não é todo mundo que sabe da existência. Acho que é importante divulgar o projeto em si e dar visibilidade para que a gente”, completa.

Bloco Filhas de Gaby e os Desgarrados

O Bloco Filhas de Gaby desfilou pela primeira vez nas ruas de Belo Horizonte em 2013. No ano de 2014 a bateria ganhou corpo, organização e qualidade rítmica, regida por Paulo Santos, Josefina Cerqueira e Tunico Villanni, grandes músicos que se destacam na cena cultural da cidade.

Com o passar dos anos, se formou uma banda que se apresenta fora do bloco também, Os Desgarrados, com outros músicos e um repertório muito latino e revolucionário. Neste ano de 2025, o bloco espera aprimorar a qualidade técnica da sonorização, com a contratação de um trio elétrico.

Para saber mais sobre o bloco, basta acessar o perfil do instragram @bloco_filhas_de_gaby.

Para Elas – Por Elas, Por Eles, Por Nós

O Para Elas faz parte do Núcleo Promoção de Saúde e Paz da Faculdade de Medicina da UFMG e, desde 2011, contribui para a prevenção da violência e promoção da saúde da mulher. Além das oficinas de geração de renda, o programa também atua na capacitação de profissionais para atenção integral à saúde das mulheres.

Até 2020, o programa contava com um atendimento ambulatorial a mulheres em situação de violência, que ficava localizado no Instituto Jenny Faria, no Hospital das Clínicas (HC) da UFMG. Entretanto, durante a pandemia, as atividades do HC sofreram alterações e o atendimento ambulatorial foi suspenso. A previsão de retorno é para o primeiro semestre de 2023.

Aos profissionais de saúde interessados na temática, o programa desenvolveu o curso “Para Elas: atenção integral à saúde da mulher em situação de violência”, com o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina. O curso advém de uma parceria do Nescon com o Ministério da Saúde, por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA SUS).

O projeto aceita doações de bijuterias, linhas, agulhas e miçangas para serem reutilizadas. Não há restrições quanto à condição das bijuterias, pois o objetivo é arrecadar o maior número possível de contribuições. Para os interessados em contribuir, a caixa de doações fica sinalizada na entrada da Faculdade de Medicina da UFMG.