Projeto propõe viagem ao mundo da Libras

19 de abril de 2013 -

Em comemoração aos 11 anos da oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), será realizado no campus Pampulha, nesta quarta-feira, dia 24 de abril, das 9h às 17h, o evento Uma Viagem ao Mundo da Libras. Organizado pelo projeto Diálogos de Inclusão, o evento vai apresentar a evolução histórica da língua de sinais e de seus falantes, com destaque para as legislações que regem o assunto.

Por meio da realização do evento, o projeto pretende desmitificar os preconceitos sociais que envolvem o surdo. “O evento contribuirá para uma conscientização da comunidade acadêmica e da comunidade externa sobre a importância da Libras como segunda língua para uma sociedade moderna e inclusiva”, avaliam organizadores do encontro.

A programação contará com o seminário Libras – do reconhecimento aos dias atuais: – UFMG trilhando novos caminhos, apresentação do espetáculo teatral Um clamor das mãos em Milão, além das oficinas Construindo personagens – expressão corporal e Aprendendo a sinalizar.

Haverá também, de 9 às 17h, a exposição Explorando mitos, na Praça de Serviços. A exposição apresentará painéis sobre a história da Libras e da cultura surda, fotografias antigas, que registram o percurso histórico do surdo brasileiro/mineiro, varal artístico/literário, com poemas, frases e desenhos desenvolvidos por estudantes surdos.

O evento será realizado no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes claros, no dia 23 de junho.

Confira a programação completa do evento