Projeto recebe doações de bijuterias na entrada da Faculdade de Medicina

As doações são reutilizadas em oficinas com mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social


27 de junho de 2024


A caixa fica localizada na entrada da Faculdade de Medicina. Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG

O projeto “Para Elas – Por Elas, Por Eles, Por Nós”, da Faculdade de Medicina da UFMG, está recebendo doações de bijuterias, linhas, agulhas e miçangas para serem reutilizadas em oficinas com mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social. Para as doações, não existe nenhuma restrição quanto à condição das bijuterias e o objetivo é arrecadar o maior número possível de contribuições.

Os interessados em contribuir podem deixar as peças na caixa sinalizada na entrada da Faculdade de Medicina (Av. Alfredo Balena, 190, Centro). Para evitar a deterioração é indicado que os materiais sejam amarrados em sacos plásticos.

Para Elas – Por Elas, Por Eles, Por Nós

O Para Elas faz parte do Núcleo Promoção de Saúde e Paz da Faculdade de Medicina da UFMG e, desde 2011, contribui para a prevenção da violência e promoção da saúde da mulher. Além das oficinas de geração de renda, o programa também atua na capacitação de profissionais para atenção integral à saúde das mulheres.

Até 2020, o programa contava com um atendimento ambulatorial a mulheres em situação de violência, que ficava localizado no Instituto Jenny Faria, no Hospital das Clínicas (HC) da UFMG.

Aos profissionais de saúde interessados na temática, o programa desenvolveu o curso “Para Elas: atenção integral à saúde da mulher em situação de violência”, com o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina. O curso advém de uma parceria do Nescon com o Ministério da Saúde, por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA SUS).