Projeto se prepara para desfile de bloco de carnaval pelo segundo ano
Bloco propõe enfrentamento da violência através da alegria e da solidariedade.
26 de janeiro de 2018
Bloco “Para Elas e para eles” propõe enfrentamento da violência através da alegria e da solidariedade
O projeto de extensão “Para Elas – por elas, por eles, por nós” da Faculdade de Medicina da UFMG se prepara, pelo segundo ano consecutivo, para desfilar no carnaval com o bloco carnavalesco “Para elas e para eles, contra a violência”.
O bloco sairá na terça-feira, 13 de fevereiro às 13h, da Praça Tiradentes, na esquina da rua Paraíba com a avenida Afonso Pena, e vai percorrer a rua Bernardo Guimarães e a avenida Brasil, ao som do músico e percussionista, Maurício Tizumba e do grupo Tambor Mineiro.
Os ensaios para o Bloco acontecem às segundas-feiras, às 20h, no Espaço do Tambor Mineiro, na rua Ituiutaba, 339, no bairro Prado.
Enfrentamento pela alegria
A professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG (MPS) e coordenadora do projeto e do bloco, Elza Machado de Melo, conta que a ideia para a criação do bloco surgiu nos encontros do projeto Para Elas, durantes discussões acerca de estratégias de enfrentamento da violência. “Percebemos que através do Bloco poderíamos trabalhar a arte e a cultura, incentivando homens e mulheres na construção de relações pautadas na alegria, no respeito e na solidariedade”, explica.
Elza destaca a importância do Bloco para os integrantes do projeto: “Além de levar uma mensagem de fraternidade a lugares que muitas vezes não alcançamos no dia a dia, o Bloco cria momentos de lazer que facilitam o trabalho de incentivo da saúde e superação da violência”, argumenta. “O Bloco ainda permite a divulgação do Projeto Para Elas, de forma leve e criativa”, finaliza a coordenadora.
Abadás e fantasias
Os abadás para o Bloco estão sendo confeccionados artesanalmente pelas mulheres atendidas pelo Projeto, durante oficinas realizadas às segundas-feiras, no bairro São Francisco, e às terças-feiras no bairro Vila Fátima. As peças custam 20 reais, e o dinheiro arrecadado será revertido para as atividades do projeto Para Elas.
Os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Promoção de Saúde e Paz da Faculdade, pelo telefone 3409 9945 ou pelo email nucleo.ufmg@gmail.com.
Os foliões que preferirem confeccionar a sua própria fantasia podem anexar adereços simbólicos do projeto Para Elas, que serão distribuídos durante a concentração e o desfile do Bloco.
Projeto Para Elas
O Projeto Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência, de âmbito nacional, é financiado pelo Ministério da Saúde e executado por equipe da UFMG e seus parceiros de vários setores, estado, municípios e sociedade civil. Com o objetivo de combater e prevenir a violência contra a mulher, promove a capacitação de profissionais, a organização da Rede de Atenção e a produção de conhecimento e de material científico, estratégias importantes para prover o cuidado à mulher da cidade, do campo e da floresta, que vivenciam esse tipo de situação.
Mais informações: Núcleo de Promoção de Saúde e Paz – 3409 9945 e núcleo.ufmg@gmail.com