Projeto Vida Mais Viva promove ações no Setembro Amarelo

03 de setembro de 2018

Atividades ocorrem durante todo o mês de setembro, com o objetivo de promover a saúde mental na Faculdade de Medicina

Setembro é o mês escolhido para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção do suicídio. Por isso, a Faculdade de Medicina da UFMG realiza, dentre outras ações, o Projeto Vida Mais Viva. Exposições, aulas de yoga, apresentação de filmes, oficinas e palestras fazem parte da programação, que terá início em 5 de setembro, com atividades durante todo o mês.

As atividades são abertas a todos os interessados, com vagas limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição. Um dos objetivos do evento é proporcionar, além de apresentar ao público, as atividades e ações que já existem dentro da Faculdade e que promovem a saúde e a prevenção do sofrimento psíquico.

“A ideia é integrar, fomentar parcerias, trabalharmos juntos em prol de um ambiente mais saudável”, explica a psicóloga e idealizadora do evento, Maria Aparecida Miranda da Silva. Ela também atua na Rede de Saúde Mental da UFMG e no Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (Napem).

A idealizadora comenta que, muitas vezes, essas ações não conversam entre si. “Além disso, existe um desconhecimento da comunidade sobre a existência das mesmas. Se trabalhássemos em rede, talvez, alcançaríamos  um público maior”, diz.

Precisamos falar sobre

De acordo com Maria Aparecida, é sabido que existe um grande número de estudantes em sofrimento mental, bem como docentes e técnicos administrativos da UFMG. Para ela, se esse sofrimento não for tratado e prevenido, pode colocar em risco a vida
dessas pessoas. “Essa é uma realidade que não podemos desconsiderar e precisamos falar sobre ela”, afirma.

A comissão organizadora da ação é composta por alunos dos Diretórios Acadêmicos dos três cursos de graduação da Faculdade de Medicina da UFMG (Medicina, Tecnologia em Radiologia e Fonoaudiologia), ligas, movimentos e projetos da Faculdade, como a Liga de Saúde e Espiritualidade (LIASE), o Movimento Redes, Encantarte

Para Maria Aparecida, a participação desses alunos foi de extrema importância para a realização do evento. “Sem eles, não teria sido possível viabilizar esse evento”, continua.

Apoio

O evento conta ainda com o apoio da diretoria da Faculdade, do Centro de Memória, do Centro de Extensão, do Centro de Comunicação Social, da Superintendência Administrativa e da Escuta Acadêmica.

Confira a programação completa.