Ada Ávila

Esse gostar de estudar é a pesquisa, quando a gente faz a pesquisa é porque nós gostamos de estudar

Clássicos da literatura, o gosto pelo estudo e uma família de trabalhadores. Três dos pilares essenciais na formação de Ada Ávila Assunção, médica especialista em saúde pública, doutora em ergonomia, professora titular do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG. Ada conta que suas referências principais, ainda na educação básica, foram seus professores de literatura, disciplina que a aproximou da aventura humana. A partir daí, veio também a aproximação dos fatos humanos com a medicina.

Enquanto uma jovem estudante, a professora lembra o contato com o sofrimento humano nos atendimentos de modo geral, em um momento em que não se está suficientemente maduro. Era uma situação que requeria um rápido amadurecimento – por um lado um desafio, por outro uma grande oportunidade. Nesses atendimentos, surgiram perguntas elementares sobre outra dimensão humana importante, que motivaria sua pesquisa: o trabalho.

Antes de lidar com os pacientes que fizeram e ainda fazem parte da sua trajetória profissional, Ada Ávila já tinha um exemplo na própria família de trabalhadores, que a ajudaram a elaborar suas perguntas: quando jovem, seu pai sofreu um grave acidente que deixou marcas. Em fins dos anos 1980 e 90, a professora já atuava em um contexto interinstitucional, junto a centros de pesquisa desenvolvidos em outros países, na busca por elementos que consolidassem argumentos para modificar situações de trabalho.

Essa é uma trajetória de quem sempre gostou muito de estudar, como Ada mesma define. Hoje, a mãe ainda lembra que a filha está ou estava estudando. Estudar como chegam os problemas dos indivíduos e, no caso dela, o que acontece com essa atividade fundamental para nossas vidas nas sociedades ocidentais, que é o trabalho. As perspectivas atuais no país, mudanças no âmbito da atividade, devido às atuais gerações e ao avanço contínuo da tecnologia, e como sentir prazer na labuta diária são temas abordados nesta história.

Texto, produção e apresentação: Lucas Rodrigues
Foto: Raíssa César

Página Inicial

Voltar