Acesso interno

Qualidade da água em laboratórios é foco de seminário*

Inscrições para o evento vão até o dia 31 de março.


17 de fevereiro de 2020 - , ,


Estão abertas as inscrições para o Seminário “Água: Métodos de purificação e aplicações”. Os interessados poderão se inscrever pelo e-mail napq@medicina.ufmg.br ou no Laboratório Multiusuário (sala 128) até o dia 31 de março. Estão previstas 30 vagas.

O principal objetivo do seminário é orientar alunos de iniciação científica, técnicos de laboratório e demais alunos interessados no tema sobre a qualidade da água utilizada, principalmente, nos laboratórios de pesquisa. O evento acontece dia 9 de março, das 10h às 12h, na sala 418 da Faculdade de Medicina.

O coordenador do Centro de Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG e professor do Departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade, Leonardo de Souza Vasconcellos, ressalta a importância do uso de materiais e insumos de qualidade para que os resultados de exames sejam mais consistentes e confiáveis. “Uma questão básica e muito importante em metodologia científica é a qualidade da água utilizada pelos laboratórios de pesquisa. A água deve ser pura, livre de substâncias e metais interferentes nas reações químicas. Por isso, dentre os temas que iremos abordar, começaremos com a água”, afirma.

O seminário terá como palestrante a engenheira química Thaís Santos, graduada na Universidade Federal de Viçosa e especialista de produtos na Datamed, parceira do seminário. Ela possui experiência em ensino, análise de biomoléculas e montagem de equipamentos. 

A palestra é a primeira de uma série que prevê, ainda, temas como técnicas de pipetagem, extração de DNA e centrifugação laboratorial.


* Atualizada em 28 de fevereiro