Quanto o calçado faz diferença na hora de correr?

Uma pesquisa publicada na Revista Fisioterapia e Pesquisa, que entrevistou corredores amadores sobre suas escolhas de calçados, apontou que 72,4% dos entrevistados não levam em consideração seu tipo de pisada no momento da compra.


31 de outubro de 2025 - , , , ,


A indústria de calçados, em função de um viés comercial, tende a associar os calçados esportivos mais caros à prevenção de lesões e aumento de performance. Mas, segundo o professor do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG e convidado do Saúde com Ciência, Thiago Baumfeld, a realidade é mais complexa.

De acordo com o professor, esse é um objeto de estudo pessoal, e que ainda carece de muita informação científica. Isso faz com que as pessoas fiquem perdidas, sem ter uma fonte confiável de informações para pesquisar e escolher um tênis para praticar a corrida de rua.

“O principal fator para escolher um tênis deve ser o conforto. Ou seja, colocar o tênis nos pés, fazer uma pequena caminhada na loja, ou se a loja tiver disponibilidade de uma esteira para correr, é extremamente importante e adequado que o corredor assim o faça”.

Professor Thiago Baumfeld

Ao analisar o conforto, o comprador deve levar em conta o suporte que o calçado oferece, se ele não está apertado demais ou pegando em alguma parte dos pés, como no tornozelo, pois esses podem ser indícios de que seu uso durante o esporte será prejudicial. “Agora, para quem já está correndo há mais tempo, óbvio que algumas especificações do tênis podem muito. E procurar um treinador, um ortopedista, um fisioterapeuta que tenha conhecimento biomecânico do tênis é uma coisa que pode ajudar muito”, explica o professor.

“Recentemente, escrevi uma revista junto com um colega fisioterapeuta daqui de Belo Horizonte exatamente dando uma orientação geral para as pessoas que desejam procurar um tênis para iniciar a corrida ou até aqueles corredores que querem escolher um para aumentar a performance”, afirma. O professor Thiago Baumfeld finaliza, afirmando que escreveu um e-book gratuito sobre o assunto, que está disponível em sua página no Instagram.

Ouça o podcast na íntegra:

Saúde com Ciência

No programa de rádio Saúde com Ciência desta semana, conversamos sobre a prevenção de lesões ao praticar a corrida de rua. Discutiremos as lesões mais comuns entre os corredores, a importância do fortalecimento muscular, dos alongamentos, do sono e da alimentação de qualidade dos atletas.

O Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a quinta-feira, às 7h15, no programa Bom Dia UFMG. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.