Questionário de avaliação docente já está disponível a estudantes de graduação

08 de fevereiro de 2017

A partir desta quarta-feira, 8, alunos de graduação da UFMG podem acessar o novo questionário de avaliação de desempenho didático de docentes. Aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em resolução de junho passado, o documento está disponível até 8 de março, na página do estudante, no Portal Minha UFMG.

De acordo com a professora Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, diretora-adjunta de avaliação institucional, “o questionário ficou mais enxuto, de forma a facilitar as respostas”. Segundo ela, os resultados serão sistematizados nos relatórios anuais dos docentes e, “assim, os departamentos passam a contar com um canal institucional de escuta dos alunos e alunas por ocasião da avaliação anual do professor”.

O questionário contém perguntas sobre itens como cumprimento do plano de ensino, assiduidade, domínio do conteúdo e relacionamento com alunos. Marisa Duarte explica que a participação na avaliação não é obrigatória, mas os resultados só serão considerados se mais de 50% dos matriculados responderem às questões. “Desse modo, a UFMG terá mais condições para acompanhar as atividades de ensino”, enfatiza a professora.

A Resolução do Cepe define que “as informações prestadas pelos discentes são sigilosas, e qualquer registro de identidade deve ser substituído por numeração aleatória, ao se exportarem informações da base de dados, para fins de estudos ou pesquisas”.

(Com informação Centro de Comunicação da UFMG – Cedecom)