Racionalização de uso de água e energia já apresenta resultados positivos


26 de março de 2015 -


Em reunião realizada com a Diretoria nesta quarta-feira, foram apresentados os primeiros resultados alcançados pela campanha Mude Hoje, da Faculdade de Medicina da UFMG. Estiveram presentes representantes dos setores Superintendência Administrativa, Infraestrutura Operacional, Engenharia e Arquitetura e assessorias de Relações Institucionais e de Comunicação Social.

O engenheiro da Faculdade, Vinícius Milleo, expôs os dados estatísticos de comparação do consumo de energia de fevereiro de 2015 e fevereiro de 2014. Segundo ele, mesmo com o aumento em 20% da demanda, em relação ao ano anterior, constatou-se uma redução de 2% no consumo total da Unidade. O levantamento foi feito levando em consideração os três prédios que integram a Faculdade de Medicina da UFMG. “Nos setores em que houve ações diretas da campanha, como os administrativos e salas de aula, a redução chegou a aproximadamente 13%”, completou Vinícius.

Em seguida foram discutidas as medidas a serem tomadas para que a racionalização seja mais efetiva. O superintendente administrativo Maurílio Elias propôs e estruturação de um programa de gestão de energia para diagnosticar a situação das instalações elétricas de todo o prédio. A ação tem como objetivo inspecionar as condições dos equipamentos e o que precisa ser substituído para reduzir o consumo. “Esse diagnóstico tem que ser feito por um profissional para que funcione. A partir dele será possível saber os sistemas que precisam ser alterados, o que pode ser desligado e o que já não está funcionando”, explicou.

Segundo o coordenador da Assessoria de Comunicação, Gilberto Boaventura, a ideia é que depois de concluído esse diagnóstico, sejam distribuídos adesivos com dicas de economia para os setores e também selos que indiquem os setores que contribuem ativamente para a racionalização.

O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), também aderiu ao Mude Hoje. O painel que inaugurou a campanha na Faculdade de Medicina será reproduzido no Centro de Educação e Apoio Social do Nupad.