Mês: novembro 2018

Saúde do Homem
Publicado em: 30/11/2018
De 03/12 a 07/12/2018
É comum que homens não tenham o hábito de se cuidar e até mesmo de fazer visitas a médicos e exames preventivos. Esse aspecto, costuma estar associado a demonstração de virilidade que pode ser afetada por um simples exame. O desleixo pode trazer consequências indesejáveis à saúde masculina. Para se ter uma ideia, levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia mostra que apenas 10% dos homens se preocupam com o câncer de próstata. O Saúde com Ciência aborda a saúde reprodutiva, higiene, câncer de próstata, violência e maus hábitos.
Entrevistados:
Augusto Reis – médico andrologista e professor de Urologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG.
Paulo Ceccarelli – psicólogo, psicanalista, professor e orientador de pesquisas do Mestrado de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG
Leia também: Ideia de que homem não chora pode prejudicar o cuidado com a saúde

Desmistificando o Câncer
Publicado em: 23/11/2018
De 26/11 a 30/11/2018
Cerca de 600.000 casos de câncer devem ser registrados no mundo em 2018 e 2019, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença, se descoberta em estágios iniciais, tem altas chances de cura. Uma vida saudável, com dieta balanceada e exercícios físicos, reduz consideravelmente a possibilidade de desenvolver a doença. O Saúde com Ciência aborda como o câncer se forma, as causas, as fomas de tratamentos e os mitos e verdades que rondam a doença.
Entrevistados:
André Márcio Murad – médico oncologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.
Carolina Vieira – médica oncologista do Hospital das Clínicas da UFMG
Leia também: “Diagnóstico de câncer não é sentença de morte”

Saúde da População Negra – Reapresentação
Publicado em: 14/11/2018
De 19/11 a 23/11/2018
51% dos brasileiros se autodeclararam pretos ou pardos no último censo realizado pelo IBGE, em 2010. Apesar de representar a maioria, a população negra não tem o mesmo acesso aos serviços de saúde em relação à população branca. Por isso, o Saúde com Ciência reapresenta séria que aborda o racismo institucional, a desigualdade no acesso aos serviços de assistência médica e doenças mais prevalentes na população negra, como anemia falciforme, hipertensão arterial e diabetes.
Entrevistados:
Gabriel Osanan – professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG.
José Nélio Januário – professor do Departamento de Clínica Médica e diretor do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG.
Josemar de Almeida – endocrinologista, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.
Virgílio Baião Carneiro – professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG.
Leia também: Mortes maternas acometem mais mulheres negras

Psoríase
Publicado em: 13/11/2018
De 12/11 a 16/11/2018
Lesões avermelhadas e descamativas são sinais da presença da psoríase, uma doença de pele que, apesar de comum, ainda enfrenta muitos preconceitos. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, a doença acomete cerca de três por cento da população mundial. No Brasil, a prevalência é de quase um por cento na região Norte e, em média, dois por cento na região Sudeste. Os dados são da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O Saúde com Ciência desta semana explica o que é a psoríase, os tipos de manifestação da doença, assim como as formas de tratamento.
Entrevistados:
Manuela Panteliades – dermatologista, médica voluntária do Ambulatório de Psoríase do Hospital das Clínicas da UFMG
Bernardo Gontijo – dermatologista, professor do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da UFMG
Leia também: Psoríase: saiba quais são os tipos e formas de tratamento

Sarampo – Reapresentação
Publicado em: 01/11/2018
De 05/11 a 09/11/2018
A região das Américas foi a primeira do mundo a ser considerada zona livre de sarampo. Tanto que, em 2016, o Brasil chegou a receber certificado de eliminação do sarampo endêmico, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Dois anos depois, a situação da doença no continente é bem diferente, com mais de oito mil casos confirmados em 2018. Os números são motivo de preocupação, uma vez que o vírus causador da doença pode se espalhar rapidamente. Por isso, o Saúde com Ciência reapresenta série sobre o sarampo. Entenda a situação atual da doença no Brasil e no mundo, seus sintomas, diagnóstico, tratamento e medidas preventivas contra a doença.
Entrevistados:
Marise Oliveira Fonseca – infectologista, professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.
Regina Lunardi Rocha – infectologista, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.
Leia também: Casos de sarampo nas Américas passam de 8 mil