Mês: dezembro 2024

Rinite alérgica: impactos cognitivos e comportamentais (reprise)
Publicado em: 27/12/2024

30/12 a 02/01
Você sabia que a rinite alérgica atinge 26% das crianças entre 2 e 10 anos? Entre os adolescentes, o número pode chegar aos 30%. Uma pesquisa recente da Faculdade de Medicina da UFMG aponta que as crianças que sofrem com rinite alérgica ou hipertrofia das amígdalas e da adenoide são mais propensas a apresentar comportamentos como dispersão de atenção, desregulação emocional e hiperatividade.
O programa Saúde com Ciência desta semana conversa com a pesquisadora responsável para entender a correlação entre as dificuldades respiratórias infantis e os impactos cognitivos e comportamentais, os efeitos do período pandêmico na saúde respiratória das crianças e a possibilidade de reversão desses efeitos.
Convidada:
Maíra Torres – pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG

Caxumba
Publicado em: 20/12/2024

23/12 a 26/12
A caxumba, também conhecida como papeira ou parotidite, é uma doença infecciosa viral altamente contagiosa, causada pelo Paramyxovirus. A contaminação se dá por meio do contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos de pessoas infectadas.Você provavelmente já ouviu alguém dizer que a caxumba pode descer. Mas sabe o que isso quer dizer?
No Saúde com Ciência desta semana, vamos conversar sobre a caxumba. Iremos discutir como se dá o contágio, os sintomas e as formas de diagnóstico. Explicaremos também os casos graves e raros da doença, a vacinação e outras formas de prevenção, além de entender como é feito o tratamento.
Convidada:
Lilian Martins Oliveira Diniz – professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG

Infarto
Publicado em: 13/12/2024

16/12 a 19/12
No Brasil, estima-se que ocorram entre 300 mil e 400 mil casos de infarto por ano, com uma morte a cada sete casos. Além disso, é notório o crescimento do número de casos de infarto entre os jovens, um alerta de saúde pública para esta faixa etária.
No Saúde com Ciência desta semana, iremos conversar sobre o infarto do miocárdio. Explicaremos as principais causas, o tratamento e como é a recuperação pós-infarto. Também iremos aprofundar a discussão sobre os casos em jovens adultos.
Convidado:
Charles Simão Filho – professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG

Neurofibromatose
Publicado em: 06/12/2024

09/12 a 12/12
Uma em cada cinco mil. Esse é o número de pessoas afetadas por um dos três tipos de neurofibromatose, um conjunto de problemas genéticos que atingem a pele e o sistema neurológico. A neurofibromatose pode causar atraso no crescimento, na aprendizagem, problemas ósseos e uma série de outros problemas de saúde.
No Saúde com Ciência desta semana, iremos conversar sobre neurofibromatose. Explicaremos os tipos da doença, os diferentes sintomas, o método de diagnóstico e os tratamentos disponíveis. Além disso, também vamos abordar como os pacientes da doença podem levar uma vida normal, e discutir o Centro de Referência em Neurofibromatose do Hospital das Clínicas da UFMG.
Convidados:
Luiz Oswaldo Rodrigues – professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais
Nilton Alves de Rezende – professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais