Recepção de Fonoaudiologia reforça importância das relações interpessoais

Abertura do evento também destacou o cuidado com a saúde mental dos estudantes

03 de março de 2020 - , , , ,

Recepção auxilia calouros a conhecerem mais sobre o curso e a instituição. Foto: Carol Morena

Os novos alunos de Fonoaudiologia da UFMG foram recebidos nesta terça feira, 3 de março pela Faculdade de Medicina. Além das informações sobre o curso, eles puderam conhecer um pouco da Faculdade e foram orientados sobre importantes aspectos como segurança, cuidado e respeito ao próximo.

O diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, professor Humberto José Alves, enfatizou o valor dos relacionamentos criados durante a graduação. “O curso é intenso, mas tem muitas pessoas que vocês podem contar, como professores, técnicos, colaboradores, toda a comunidade e os amigos que vocês formarão. Eu sempre reforço a importância da amizade. Com certeza, nesses cinco anos, vocês estreitarão laços que terão pelo resto da vida”, afirmou.

Ele ainda ressaltou a importância do cuidado com a sua saúde mental. “Entrar na faculdade é um momento de transformação e amadurecimento, mas não é o único aspecto importante na vida de vocês. Todos aqui também têm uma vida. Por isso, não esqueçam dos hobbies, festas e atividades que vocês gostam de fazer, pois elas ajudam a preservar a tranquilidade e a serenidade necessária para levar o curso adiante e atender as pessoas com que vão lidar”, lembrou.

Também estiveram presentes na recepção a coordenadora geral do Centro Acadêmico do curso de Fonoaudiologia da UFMG (CA), Rebeca Motta, e um dos membros da nova gestão do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), Marcos Vinícius Cruz. Eles abordaram a importância dos respectivos órgãos representativos e enfatizou o respeito que deve haver entre os estudantes.

“Independentemente de qualquer opinião política ou vertente, seja esquerda, direita ou centro, nós temos que nos respeitar. Precisamos manter esse lugar maravilhoso que nos dá a oportunidade de estudar gratuitamente”, declarou Rebeca. “Mesmo que o DA tenha a Medicina como representação direta, o espaço também é de vocês. A Faculdade é de todos que estão aqui. Participem da recepção, das festas e aproveitem muito a Universidade”, aconselhou Marcos.

Os novos estudantes

Sara Guimarães. Foto: Carol Morena

A caloura Sara Guimarães, de 19 anos, que cursava Geologia, revelou ter grande expectativa com a mudança de curso. “A minha não compatibilidade com o antigo curso me fez mudar e resolvi tentar enquanto era tempo. Então, agora será uma vida diferente, com novas pessoas e lugares”, afirmou.

Gabriela Santos. Foto: Carol Morena

Outra pessoa que decidiu mudar o percurso estudantil foi Gabriela Santos, 20 anos, de Pedro Leopoldo (MG) que tinha começado a cursar Letras em 2018. “Percebi que não queria dar aula e me simpatizava mais com a área da saúde. Por isso, fiz cursinho ano passado e optei por Fonoaudiologia”, relatou.

Jaqueline Fernandes. Foto: Carol Morena

Já a estudante Jaqueline Fernandes, 26 anos, decidiu ingressar na área por ser cantora e ter afinidade com a música. Ela iniciou os estudos em outra faculdade, mas tinha preferência pela UFMG. “Não estava gostando muito da Fonoaudiologia na outra instituição que cursava. Aqui, por ser uma universidade pública, espero gostar mais da área e também ter oportunidades de intercâmbio”, disse.

Eileen Chavez. Foto: Carol Morena

Natural de Tegucigalpa, em Honduras, a nova estudante Eileen Chavez decidiu cursar Fonoaudiologia na UFMG após um ano no Brasil. Para ela, o idioma foi a maior dificuldade ao mudar de país. “Foi bem difícil, porque eu falo espanhol na minha cidade e na escola nós também falávamos inglês. Aprendi português na Faculdade de Letras da UFMG e está dando tudo certo. Estou gostando bastante e espero aproveitar todas as oportunidades que vou ter aqui”, afirmou Eileen.

Confira mais fotos: