Recepção de Medicina inaugura programação de boas-vindas aos calouros

20 de fevereiro de 2019

Confira atividades preparadas pelos veteranos e a Faculdade para receber a 157ª turma do curso

A recepção de calouros do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da UFMG inaugura, nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, a semana de boas-vindas aos novos estudantes da Instituição. O evento realizado pelo Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) contará com atividades a partir das 8h30, no Salão Nobre da Faculdade, para apresentação do curso, órgão e projetos da Faculdade.

A recepção busca propiciar o primeiro contato dos estudantes com o curso, por meio da apresentação dos espaços e órgãos com as quais ele conviverá e lidará durante a vida acadêmica. Por isso, a primeira atividade da manhã será um café, no hall da Faculdade de Medicina, com o objetivo de propiciar uma aproximação entre os veteranos e calouros.

Em seguida, os estudantes receberão as boas-vindas da Diretoria, Diretório Acadêmico, Colegiado, Centro de Graduação (Cegrad) e Escuta Acadêmica, que passarão orientações essenciais para o ingresso no curso, como as novas normas acadêmicas.

No mesmo dia, os alunos irão participar de um tour pelo campus Saúde, gincana de integração, entre outras atividades. “A recepção é uma grande boas-vindas. Quem organiza são alunos, que têm o apoio de vários setores da Faculdade e trabalham e se dedicam muito para tornar essa acolhida uma coisa especial, um diferencial para a vida acadêmica do calouro”, comenta o aluno do 5º período de Medicina e membro da coordenação cultural do DAAB, Pedro Lopes.

Semana de recepção

A programação prossegue até 1º de março, com visita ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus Pampulha, no dia 26 de fevereiro, e tour pelo Instituto. De acordo com o aluno Pedro Lopes, a visita cumpre papel importante, pois os calouros cursam o Ciclo Básico de disciplinas na Unidade, nos primeiros períodos do curso.

Outra visita acontecerá no Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico (Inhotim), no dia 27 de fevereiro. O momento, de acordo com o estudante Pedro Lopes, é ponto chave da programação. “A visita me fez enxergar o curso de outra forma quando estava inciando a graduação”, conta o estudante.

O passeio tem taxa simbólica de R$10,00 (passível de isenção para estudantes de baixa renda) e integra o projeto “Da Janela Lateral”, que objetiva fazer uma reflexão sobre arte e medicina, assim como sobre a importância e os desafios da saúde pública e coletiva.

Outros destaques da programação são os eventos para reflexão sobre temas como saúde mental e combate às opressões de gênero, raça e das pessoas com deficiência, nos dias 26 e 28 de fevereiro.

Confira aqui a programação completa. Confira também o Manual do Calouro, página online desenvolvida pelo Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina com o objetivo de concentrar informações necessárias para orientação dos calouros.