Redução de fila: HC-UFMG realiza mutirão de cirurgias e exames
Ação promovida pela Ebserh abrange todos os hospitais universitários do país e aceleram o atendimento de quem aguarda nas filas.
04 de julho de 2025

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é uma das 45 unidades da rede que promoverá, neste sábado (05/07), o mutirão de exames e cirurgias com foco em atendimentos especializados e redução de filas, o Ebserh em Ação.
No HC-UFMG serão realizados dois mutirões simultâneos, sendo um voltado para procedimentos cirúrgicos, como as cirurgias ortopédicas de próteses de joelho e outro mutirão para realização de 100 exames de diagnóstico por imagem, como ressonância magnética, mamografias, tomografias computadorizadas, e um outro de cardiologia com a realização de 1400 eletrocardiogramas, por meio da telessaúde, dentre outros.
A ação envolve também cirurgias de cabeça e pescoço, em alusão ao Julho Verde, período de conscientização, prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço. No Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, entre 2023 e 2025 há previsão de 7.790 novos casos deste tipo câncer, além disso, 80% destes diagnósticos são tardios, dificultado o tratamento e as chances de cura.
Todos os procedimentos agendados para o mutirão deste sábado, estão voltados para os pacientes já regulados, via Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA).
Dia E
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera.
Nesta edição, todos os hospitais universitários administrados pela Ebserh trabalharão de forma coordenada. A previsão é realizar 10.300 procedimentos, distribuídos entre 1.100 cirurgias, 1.300 consultas e 7.900 exames em variadas especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, dentre outras, todos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, já foram realizadas nacionalmente na Rede Ebserh 166 mutirões.
Desde que começaram os mutirões Ebserh em Ação, entre novembro de 2024 a março de 2025, o HC-UFMG já realizou mais de 240 atendimentos, incluindo exames oftalmológicos, exames de diagnóstico por imagem, rastreamento de câncer colorretal, além de cirurgias diversas com atenção especial à saúde da mulher.
Autoridades políticas são esperadas para participar do mutirão no HC-UFMG, dentre elas, já está confirmada a presença de Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e Rosuíta Fratari, coordenadora de Gestão do Ensino da Ebserh.
Rede Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh