Reforma do Centro Cirúrgico do HC
11 de novembro de 2009
Há cerca de dois meses o Hospital das Clínicas da UFMG iniciou a reforma da ala sul do Centro Cirúrgico. As obras devem durar 13 meses e contribuir para melhorar a distribuição do espaço físico interno. “A ala sul está sendo reestruturada considerando as necessidades da assistência ao paciente, da equipe e atendendo as exigências da legislação vigente”, explica a gerente do Centro Cirúrgico, Lenir Chaves.
As obras contemplam a construção de uma sala de recuperação com nove leitos, que somados aos já existentes na sala de recuperação pós-anestésica, resultará em um leito para cada sala de cirurgia de acordo com exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Serão reformadas a sala de prescrição médica, a copa dos funcionários e as salas de descanso de enfermagem, a guarda de equipamentos, da coordenação de enfermagem, além da rouparia, vestiário feminino e masculino para funcionários.
Serão construídos também uma área exclusiva para os pacientes, com dois banheiros, um vestiário e salas de espera adulto e pediátrica, além de um consultório, uma sala de descanso médico, outra para farmácia satélite e uma nova recepção para os pacientes.
A reforma está sendo viabilizada com recursos do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade Hospitalar de Minas Gerais (Pró-HOSP). Foram adquiridos vários equipamentos: um aparelho de anestesia e um monitor multiparamétrico, pelo Pro-Hosp, e cinco eletrocaltérios, oito aparelhos de anestesia, sete monitores multiparamétricos, 11 focos cirúrgicos e nove camas de recuperação, através do Fundo Nacional de Saúde. Após a conclusão desta etapa, está prevista uma reforma das alas leste e oeste. As obras na ala sul não comprometeram o funcionamento do Centro Cirúrgico.
Redação: Assessoria de Comunicação Social do Hospital das Clínicas da UFMG