Registro de vacina, sarampo e gripe aviária são comentados no Boletim matinal de abril
14 de maio de 2025 - Boletim Matinal, Gripe aviária, Sarampo

O Boletim Matinal do mês de abril trouxe informações sobre uma nova pesquisa sustentável e biocompatível, que utiliza Nanopartículas de prata com potencial para controlar a infecções causadas pelo vírus da covid-19. Também foi noticiada a aprovação para o registro de vacina contra chikungunya, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante demonstrou alta eficácia na produção de anticorpos neutralizantes contra o vírus.
Já para as notícias mundiais, foi relatada sobre a primeira morte devido à gripe aviária H5N1 na América Latina e a piora do surto de sarampo, que resultou na morte de mais uma criança nos EUA. Apenas neste ano, mais de 480 casos foram registrados no estado do Texas. Além do caso da menina estadunidense, o boletim também destaca a maior incidência de sarampo na Europa nos últimos 25 anos, de acordo com a OMS.
O artigo de revisão abordou a eficácia do uso do antiviral baloxavir marboxil na Prevenção da Transmissão de Influenza. A doença em destaque foi a esporotricose, uma micose subcutânea causada por fungos do gênero Sporothrix, geralmente associada ao contato com solo, plantas e, principalmente, com gatos infectados. Também foram abordados o histórico da doença no Brasil e mundo, além dos principais sintomas.
Confira o Boletim do mês de abril completo
Boletim Matinal
Criado em abril de 2020, a ação publicou boletins diários sobre a situação epidemiológica da Covid-19, divulgando dados confiáveis, notícias e artigos com análises do cenário. O material conta com supervisão de professores da Faculdade de Medicina. Em novembro de 2021, as edições passaram a ser publicadas segunda, quarta e sexta-feira.
A iniciativa foi originada no projeto de extensão “Adote sua vizinhança em tempos de coronavírus”, que promove a atuação de estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina no combate ao novo coronavírus, principalmente em suas de cidades de origem, muitas no interior do estado.