Reitores selam acordo entre UFMG e Universidade de Lisboa

07 de outubro de 2011

As assinaturas dos reitores da UFMG e da Universidade de Lisboa selaram, na tarde desta sexta-feira, 7 de outubro, o Programa de Cooperação na Área das Ciências Médicas e Biomédicas Ega Moniz. Reunidos com outros docentes na sala da diretoria da Faculdade de Medicina, às 14h, ambos ressaltaram a importância do momento.

Reitor Clélio Campolina presenteia o reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, com um livro sobre a história da UFMG.

O programa tem o intuito de promover o intercâmbio de conhecimentos, a partir do desenvolvimento conjunto de projetos, eventos científicos, seminários e publicações. Já no ano que vem, deve ser publicado um edital para mobilidade estudantil entre as duas instituições. “A UFMG está realizando um esforço consistente no caminho da internacionalização. Estamos estabelecendo laços com instituições tradicionais dos países desenvolvidos e, ao mesmo tempo, fortalecendo relações no eixo sul-sul, sobretudo com universidades da África e da América Latina”, relatou Clélio Campolina, reitor da UFMG.

Em seu pronunciamento, o reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, destacou a importância do programa se fundar em torno das vocações particulares de cada instituição e apresentou uma argumentação tomando como exemplo um escritor brasileiro. “Ariano Suassuna se tornou universal a partir dos relatos de sua terra e de seus costumes. Quando partimos da nossa própria realidade, criamos um bom terreno para progredir com bases sólidas”, disse.

Saiba mais sobre o programa:
Medicina assina cooperação com Faculdade de Lisboa