Reitoria convida pesquisadores para avaliar acórdão do TCU

17 de fevereiro de 2009

O reitor Ronaldo Pena e a vice-reitora Heloisa Starling convidam os pesquisadores da UFMG a participar de reunião nesta quarta-feira, dia 18, às 14h, para avaliar os eventuais desdobramentos do acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a produção científica da instituição. O encontro será realizado no auditório da Reitoria.

O relatório do TCU aponta possíveis irregularidades na relação entre 16 universidades e suas fundações de apoio, incluindo a estabelecida entre a UFMG e Fundep, responsável pelo gerenciamento da maioria dos projetos de pesquisa da Universidade.

Em carta encaminhada ao Gabinete do Reitor no dia 20 de janeiro, um grupo de pesquisadores manifestou preocupação com os termos do acórdão. No documento, eles refletem sobre o papel da Fundep no desenvolvimento da Universidade, a importância do exercício das funções do Tribunal de Contas da União (TCU) e a necessidade de se instaurar debate sobre a relação entre universidades e fundações que não se apoie na “crítica apressada” e no desconhecimento da complexidade dessa parceria.

Até o momento, o documento, intitulado O lugar das fundações na Universidade, recebeu a assinatura de mais de 370 pesquisadores.

(De Cedecom/UFMG)