Relação entre instituições de ensino superior e o SUS


04 de setembro de 2014


O novo currículo do curso de Medicina da UFMG foi um dos temas abordados por Alamanda.

O novo currículo do curso de Medicina da UFMG foi um dos temas abordados por Alamanda.

“Cenários de prática para formação de profissionais da saúde e SUS” foi o tema da palestra proferida pela coordenadora do colegiado do curso de Medicina da UFMG e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade, Alamanda Kfoury.

De acordo com Alamanda, é fundamental que haja uma parceria formal entre as instituições de ensino e o Sistema Único de Saúde (SUS), já que existe a necessidade do estudante estar vinculado com os campos de prática desde o início da formação acadêmica. “Hoje não se entende a formação médica desvinculada das necessidades do SUS. O profissional médico ou qualquer profissional de Saúde precisa estar totalmente vinculado à ideia do cuidado integral com a saúde das pessoas, e só se entende esse cuidado quando está vinculado às organizações do serviço”, explicou.

Durante a palestra, as reformas da grade curricular do curso de Medicina da UFMG também foram lembradas. Dentre elas, a grande reforma, em 1975, a revisão, entre 1989 e 1994 e reforma atual, que está sendo implementada este ano. Segundo Alamanda, a ideia do novo currículo acadêmico é exatamente fazer com que o estudante tenha contato, o quanto antes, com o SUS. “O aluno já começa a se vincular a esses campos de prática desde o segundo período do curso. Logicamente, não como médico, mas ele vai se vincular à estrutura da Saúde. Aprendizagem está associada com compromisso, com o cuidado das pessoas”, avaliou.

A professora utilizou três perguntas para nortear o encontro: “Por quê?”, “Para quem?” e “Como?” e explicou a necessidade do campo de prática, quais pessoas são beneficiadas e como é realizada a parceira entre a instituição e o campo. Alamanda utilizou a palavra “simbiótica” para mostrar que existe uma relação em que as duas estruturas ganham com isso: a instituição de ensino vai aparelhar o SUS e o SUS vai oferecer o campo de prática para a preparação dos alunos.

“Esta parceria está sendo construída. Encontramos dificuldades, como toda relação. Não há um marco regulatório que obrigue o profissional ou a estrutura a receber os alunos. Na verdade, as relações são construídas e há certa dificuldade, porque existe uma grande competição das escolas pelos campos de prática”, disse.

3º Congresso
A programação do 3º Congresso Nacional da Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG reúne sete conferências, mais de 10 palestras e 40 mesas-redondas em torno do tema “Cenários da Saúde na Contemporaneidade”.

O Congresso vai até 5 de setembro, com atividades de 8h às 18h, diariamente, divididas em oito eixos temáticos. O Congresso conta ainda com programação cultural, com exibição de filmes, exposições, lançamento de livros e apresentações ao longo da programação.

Acesse a programação completa.

Acesse a página eletrônica do 3º Congresso Nacional de Saúde.

Mais informações: 3409 9105 ou 3409 8055, ou ainda pelo e-mail 3congresso@medicina.ufmg.br

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